Pular para o conteúdo principal

Projeto holandês transforma rolos de papel higiênico usados em ciclofaixas!

Projeto holandês transforma rolos de papel higiênico usados em ciclofaixas!
Quando você limpa o banheiro, você provavelmente não está pensando em ciclofaixas ou isolantes térmicos para sua casa. Mas é aí que o seu rolo de papel higiênico usado pode acabar um dia! De acordo com um projeto holandês, celulose pode ser extraída destes resíduos produzidos por todos nós. Na planta de tratamento de Geestmerambacht, na Holanda, uma peneira industrial consegue filtrar diariamente 400 kg de celulose a partir de lixo doméstico.
A celulose, que seria incinerada no final do processo de tratamento de esgoto, é limpa e esterilizada com temperaturas muito elevadas e transformada em um material esponjoso ou em pellets. Estes são vendidos como matéria-prima para produtos como asfalto e materiais de construção.
Uma porção também é exportada para o Reino Unido, onde a Universidade Brunel está trabalhando em tecnologias para transformar a celulose em fonte de energia, garrafas bioplásticas e outros produtos.
Os holandeses descartam 180 mil toneladas de papel higiênico por ano, de acordo com as autoridades do país. Quando se trata da Europa toda, são mais de 5 milhões de toneladas anuais!
Esgoto não é um desperdício, e sim um portador de recursos valiosos: fosfatos, celulose, energia e água limpa.
Foto: Pixabay/congerdesign
http://thegreenestpost.bol.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/