Pular para o conteúdo principal

Projeto holandês transforma rolos de papel higiênico usados em ciclofaixas!

Projeto holandês transforma rolos de papel higiênico usados em ciclofaixas!
Quando você limpa o banheiro, você provavelmente não está pensando em ciclofaixas ou isolantes térmicos para sua casa. Mas é aí que o seu rolo de papel higiênico usado pode acabar um dia! De acordo com um projeto holandês, celulose pode ser extraída destes resíduos produzidos por todos nós. Na planta de tratamento de Geestmerambacht, na Holanda, uma peneira industrial consegue filtrar diariamente 400 kg de celulose a partir de lixo doméstico.
A celulose, que seria incinerada no final do processo de tratamento de esgoto, é limpa e esterilizada com temperaturas muito elevadas e transformada em um material esponjoso ou em pellets. Estes são vendidos como matéria-prima para produtos como asfalto e materiais de construção.
Uma porção também é exportada para o Reino Unido, onde a Universidade Brunel está trabalhando em tecnologias para transformar a celulose em fonte de energia, garrafas bioplásticas e outros produtos.
Os holandeses descartam 180 mil toneladas de papel higiênico por ano, de acordo com as autoridades do país. Quando se trata da Europa toda, são mais de 5 milhões de toneladas anuais!
Esgoto não é um desperdício, e sim um portador de recursos valiosos: fosfatos, celulose, energia e água limpa.
Foto: Pixabay/congerdesign
http://thegreenestpost.bol.uol.com.br

Comentários