Pular para o conteúdo principal

Reflexões

Gonzaga Mota*

No último pequeno livro que escrevemos – Pensamentos Sobre a Vida – iniciamos a apresentação citando Voltaire: “Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males”. Ademais, ressaltamos ser, muitas vezes, mais significativo refletir sobre uma simples frase do que analisar um texto consubstanciando ideias sofisticadas e de difícil interpretação. Pois bem, concentremos nossa meditação tendo por base o momento atual do Estado brasileiro. Lamentavelmente, os três Poderes Constituídos enfrentam dificuldades prejudiciais aos objetivos  da República Federativa do Brasil, conforme o Art. 2º da Constituição Federal, bem como,  o que é indesejável, à nossa juvenil democracia. Sem qualquer conotação partidária, acerca do grau de inquietação nacional, apresentamos, quatro ideias de pensadores relacionadas com atitudes e comportamento das pessoas: 1. “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, e ter vergonha de ser honesto”.(Rui Barbosa) – 2. “Por que a política tem mais sucesso quando promove o ódio que quando promove a concórdia”?(Bertrand Russel) – 3. “Como é estranho ambicionar o poder e perder a liberdade”.(Francis Bacon) - 4. O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado”.(Albert Einstein). Encontraremos a solução para o Brasil, na medida em que prevaleçam os valores éticos e morais e não apenas os materiais.

*Professor aposentado da UFC 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …