Pular para o conteúdo principal

Em busca de Homer

Tradução dos clássicos
Ilustração de John Flaxman (1755-1826) da morte dos pretendentes de Penélope nas mãos de Odisseu (em latim, Ulysses). (GETTY)
Em Sodoma e Gomorra (quarto volume de In Search of Lost Time ), a avó de Proust declarou sua rejeição de uma Odisséia em que os nomes dos deuses não apareceram em sua forma latina em vez do grego correspondente. Hoje, uma tradução das obras de Homero em que Minerva apareceu em vez de sua homóloga grego, Athena nos fazia olhar para ela com suspeita, mas para a avó de Proust, essa era a característica que a consolava diante de movimentos modernos que apostaram em usar o Versão grega dos nomes dos deuses: audácia dos novos tempos e traduções que não lhe dão a confiança daquele cuja leitura sempre a acompanhou, porque cada geração tem sua própria tradução dos clássicos.
O fato de tradução é tão antigo quanto as ruínas de Babel, mas a tradução artística nasceu em Roma no século III aC. C. das mãos de um prisioneiro de guerra chamado Andronicus das cidades gregas do sul da Itália. Torne-se um libertador com o nome de Livy, Andronicus colocou em latim os versos da Odisséia , cujos primeiros bares pareciam assim: " Virum mihi, Camena, insex versutum " ("Me fale desse homem macio Musa", de acordo com a Ulyxea do século XVI devido ao secretário de Felipe II, Gonzalo Pérez, ou "Háblame, Musa, do homem de múltiplos truques", na versão de Carlos García Gual).
Com a Odisseia de Livio Andrónico começou não só a história da tradução artística, mas também a epopéia latina, que teve seu cume em outro grande clássico da literatura universal: a Eneida de Virgílio, que tomava na forma e no fundo da Ilíada Homérica e da Odisséia . Graças a Virgílio, o prestígio do velho Homero chegou intacto ao Renascimento, mas não a sua obra, que mal podia ser reconhecida através das narrações sobre Troy que atravessavam a Idade Média. Dante poderia louvar Beatrix pelo versículo homérico: "Ela não se pareceu a filha de um homem mortal, mas de Deus" e apresenta Homero como "poeta soberano" no primeiro círculo infernal de sua Divina Comédia ,mas ele não conseguiu ler o original ou a tradução do trabalho da elite cega. A missão de devolver os poemas de Homero à cultura européia foi assumida por Petrarca e Boccaccio, que depois de obter uma cópia manuscrita dos poemas foram colocados em contato com Leoncio Pilate, um monge calabresa que estava posando como grego. Ele deve a tradução principal europeus-latino-da Ilíada e da Odisséia . Embora conscientes das deficiências da versão do impostor de Calabria, Petrarca e Boccaccio arrogaram para si mesmos a redescoberta do verdadeiro Homero, e ao longo do QuattrocentoA tradução latina de seus dois trabalhos tornou-se o objetivo do humanismo. Isso significava a decolagem de palavras homéricas aladas para as diferentes línguas nacionais, tornando-se uma presença constante em suas literaturas.
Cada tradução está necessariamente inscrito em um tempo histórico específico e revela o papel que um clássico particular pode desempenhar na cultura que o recebe.Como a natureza oral da poesia de Homero envolveu a repetição de longos versos de versos ou o uso de epítetos fixos em locais específicos, essas características foram sentidas como falhas flagrantes de estilo em um período, o neoclássico, estritamente estrito no aspectos formais. Além disso, foram adicionadas as particularidades do universo homérico, que contemplava situações inaceitáveis ​​para o roteiro cultural da época: um rei cortaria com suas próprias mãos um curral animal ou que os companheiros de Odisseu, heróis de Tróia, fossem transformados em porcos pelo Maga Circe transformou Homer em um autor literário sem goût ou delicatessade, então os tradutores se sentiram autorizados a embelezar suas transferências. Esse fenômeno, conhecido na França como o de infiéis de belles , presidiu a maioria das versões homéricas entre os séculos XVII e XIX. Na Espanha, Antonio de Gironella semeou sua Odisséia (1851) com notas como esta em que justifica a tradução de "leitão" em vez de "porco" no episódio de Circe: "Tentei colocar o nome menos desagradável do animal escolhido por Homer Por que ele não levaria o cervo, o esquilo ou outro de tantos seres graciosos da natureza, sem procurar o mais impuro? "Lixo sagrado, embora cozido por Homero", o Conde de Roscommon escreveu em um ensaio sobre tradução.
As línguas clássicas devem ser resgatadas se não quisermos ser um país de grandes tradutores de tradutores Homer
Muito pelo contrário acontecerá no século de Ulysses de Joyce, o século em que Machado declarou em seus Provérbios e Canções que, na sua infância, sonhava com os heróis da Ilíada e Baroja modelava a cena de despedida entre Hector e Andrómaca (canção VI da Ilíada ) a despedida entre Catalina e o aventureiro Zalacaín. No século XX, o universo heróico de Homero e seu idioma expressivo tinham um lugar em um mundo que se rebelava contra a estática e aspirava a renovar a linguagem que emergia sobre as ruínas da língua anterior.As versões prosaicas de Luis Segalá surgiram em Espanha, que rompeu com as traduções do século XIX e caracterizaram-se por sua linguagem incomum e por um sotaque modernista ("cornigésio", "longividente", "rotatório", "solipédios" ...) . O fato de estar em prosa já marcou distâncias com toda a tradição anterior.
Prosa ou verso? Antes do século XX, não havia tal problema: a Ilíada de Hermosilla ou a Odisséia de Baraibar foram traduzidas em hendecasílabos. Mas desde o século passado, a tradução dos poemas de Homero (poesia, sim, mas narrativa) tem em todas as linguas várias possibilidades de expressão: o uso de prosa rítmica ou versos criados que imitam a versificação original, o uso de medidores consagrados pela tradição, uma prosa que respeita o arranjo do verso do original e, portanto, até a "galeria internacional de obras em prosa e verso" que, graças à sua "ignorância oportuna do grego", eram para Borges Homérico
Cada era conta, ou deve ter, com a tradução dos clássicos, porque é através de traduções que os leitores ocupam a posição que nos corresponde na cadeia de transmissão do humanismo que eles contêm. Outros países de cultura entendem isso: é para invejar que, em inglês, houve uma dúzia de traduções da Odisséia nas últimas duas décadas, Emily Wilson sendo a última a dar a voz do nosso tempo ao poeta que lançou as bases da literatura ocidental. Mas, para a renovação desses motores do humanismo e do pensamento que ocorrem em nosso país, é necessário que as línguas clássicas sejam resgatadas do ostracismo, se não quisermos ser um país de excelentes tradutores dos tradutores da Homer.
Óscar Martínez é um tradutor de Homero (La 'Iliada', em Editorial Alliance). Presidente da Delegação de Madrid da Sociedade Espanhola de Estudos Clássicos.
El País

Comentários