Pular para o conteúdo principal

Temática nerd é inspiração para artistas cearenses

Se para muitas pessoas o gosto por desenhos animados, quadrinhos e outros conteúdos que consumimos quando crianças ficou apenas na infância, para outros, os personagens e os traços das imagens não apenas fazem parte de sua rotina como são parte fundamental de suas profissões. Para a tatuadora Ana Clara Felix, a afinidade que sempre teve com a temática nerd se tornou um diferencial em seu trabalho. Já para o designer e ilustrador Ricardo Lira, é a essência do que se propõe a fazer. 

O público? Outros apaixonados pela cultura nerd. Pessoas que gostariam de se transformar no personagem de seu desenho favorito ou gravar na própria pele elementos do desenho, filme ou livro que lhe marcou. Conheça o trabalho desses dois artistas cearenses que, com diferentes linguagens, viram suas paixões se transformarem em trabalhos de sucesso.

Desenho que será utilizado em um convite de casamento no Canadá


Você é o personagem
No convite do casamento, os noivos, desenhados em traços de anime, interagem com dois pokemons. Em uma lembrança para um amigo ou namorada, eles podem protagonizar a cena cercados por digimons, talvez seres do universo de Harry Potter. O designer e ilustrador Ricardo Lira viu seu trabalho passar por um “boom” de procura após postar o primeiro trabalho em que misturava o desenho de um cliente com personagens da temática nerd. “Viram e começaram a pedir também para serem desenhados com seus personagens favoritos”, conta.
 
Natural de Ipu, Ceará, o artista tem paixão por desenhar desde criança, algo que foi estimulado pela família. “Minha mãe me colocou em um curso de pintura, fui descobrindo meu estilo, acabou influenciando no curso que decidi fazer”, explica Lira, que se mudou para Fortaleza para cursar Design Gráfico, em que é graduado hoje. Já os conteúdos atualmente vistos como nerds, o jovem começou a consumir por volta dos dez anos. A união dos dois gostos passaria, então, de hobby a trabalho de forma muito natural. “Mesmo na faculdade, acabei vendo que gostava mais de trabalhar com ilustração.”

Pokemons, digimon, Harry Potter e Sakura Card Captor estão entre os temas trabalhados pelo ilustrador, que mistura estilos orgânicos – pincéis, aquarela, grafite, nanquim – a edição digital.
E o trabalho segue agradando! Em pouco mais de um ano realizando esses projetos, Lira já recebeu encomendas de países como Coréia do Sul, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, México, Chile, Colômbia e Equador. “Estou com encomendas marcadas até junho, e tenho cerca de 40 e-mails para responder de encomendas”, comemora.

Ana Clara faz cerca de quatro tatuagens com temáticas nerds por mês


Na pele
Darth Vader, Cogumelo do Mário Bros, o pokemon Dito, dados do jogo RPG e Lisa Simpsons estão entre os personagens que Ana Clara Felix já gravou na pele de seus clientes. Há sete meses tatuando, no Estúdio Santa Tatuagem, a cearense de 24 anos contabiliza fazer cerca de quatro tatuagens com temas nerds por mês.

Estudante de arquitetura e urbanismo, Ana Clara sempre desenhou. Aos 18, começou a se tatuar e frequentar estúdios. O gosto por desenhos como Pokemon, Dragonball e produtos como mangás, por sua vez, também vêm da infância. “Comecei a desenhar [imagens com a temática] e as pessoas começaram a me procurar para tatuar, porque para mim seria mais fácil desenvolver um desenho para elas, por já entender do assunto”, conta.

Conforme a tatuadora explica, a procura pelo trabalho se deve ao laço afetivo que esse tipo de conteúdo gera em seus consumidores, que passaram, muitas vezes, toda a infância acompanhando novos episódios, edições etc. “Hoje, já é super comercializado”, comenta, referindo-se também a outros produtos que já invadiram o mercado.

SERVIÇO
Ricardo Lira
O designer e ilustrador recebe encomendas pelos e-mails ricardolirart@gmail.com e ricardolirastore.iluria.com. Para saber mais sobre seu trabalho, confira o Instagram do artista.

Ana Clara Felix
Atualmente, Ana Clara tatua no estúdio Santa Tatuagem (av. Dom Luís, 300 - loja 118 - Meireles), mas é possível conhecer seu trabalho e entrar em contato com a tatuadora também por seu Instagram.


O Povo

Comentários