Pular para o conteúdo principal

I Encontro Quadrinhos em Sala de aula acontece em Fortaleza

Resultado de imagem para I Encontro Quadrinhos em Sala de aula acontece em Fortaleza
Imagem: Google.
Da Turma da Mônica aos super-heróis da Marvel e DC, os quadrinhos foram, para muitos de nós, porta de entrada para a leitura. E foi pensando no potencial pedagógico dos quadrinhos que o escritor e editor Raymundo Netto, gestor de projetos da Fundação Demócrito Rocha (FDR), idealizou o Curso Básico de Histórias em Quadrinhos, ofertado pela Fundação.
Para Raymundo, é nessa familiaridade que reside o atrativo dos quadrinhos ao ser levado para a sala de aula. “As pessoas acompanham desde criança, por isso têm uma leitura facilitada, já entendem os recursos e o professor pode usar isso”, explica.
Realizado todo a distância, o Curso Básico despertou o interesse do público acima das expectativas iniciais dos organizadores. “O nosso curso teve uma resposta e uma visibilidade muito grande”, enfatiza. “Mais gente utiliza isso do que pensávamos. Os professores estão montando gibitecas, fazendo fanzines. Eles já estão fazendo isso e tendo resultados”, conta.
A culminância do processo acontece amanhã, 5, e sexta-feira, 6, no I Encontro Quadrinhos em Sala de Aula, uma oportunidade para uma discussão presencial sobre o tema. Iniciativa da Universidade Aberta do Nordeste, da FDR, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e com a Universidade Federal do Ceará (UFC), o evento contará com grandes nomes dos quadrinhos nacional e local — todos também professores e conteudistas do Curso Básico de Histórias em Quadrinhos.
Entre os convidados está uma das maiores referências brasileiras em pesquisas sobre quadrinhos em sala de aula, Waldomiro Vergueiro. Ele é também coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos (OHQ). Outra pioneira nesse estudo, Sonia Bibe Luyten, dedica-se também a pesquisa sobre mangás e animes, sendo a convidada principal da mesa “A Cultura Pop Japonesa e o universo escolar”. Nomes importantes dos quadrinhos no Ceará como o professor Ricardo Jorge, coordenador do projeto de extensão Oficina de Quadrinhos da UFC, e o quadrinista e arte-educador Daniel Brandão também são palestrantes do evento.
O encontro acontece na Faculdade de Educação da UFC, no Benfica. As pré-inscrições estão sendo realizadas através da internet, mas será necessário credenciamento presencial para garantir uma das 130 vagas disponíveis por espaço -entre os quais estão as mesas “Quadrinhos na Educação: da rejeição à prática” e “O ensino da cultura negra pelos quadrinhos”.
A programação é gratuita e aberta a qualquer pessoa interessada no tema.
I Encontro Quadrinhos em Sala de Aula
Quando: Dias 5 (manhã e tarde) e 6 (manhã) de julho
Onde: Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Rua Waldery Uchôa, 1 - Benfica).
Entrada gratuita.
Pré-inscrição: bit.ly/QuadrinhosSaladeAula
O Povo

Comentários