I Encontro Quadrinhos em Sala de aula acontece em Fortaleza

Resultado de imagem para I Encontro Quadrinhos em Sala de aula acontece em Fortaleza
Imagem: Google.
Da Turma da Mônica aos super-heróis da Marvel e DC, os quadrinhos foram, para muitos de nós, porta de entrada para a leitura. E foi pensando no potencial pedagógico dos quadrinhos que o escritor e editor Raymundo Netto, gestor de projetos da Fundação Demócrito Rocha (FDR), idealizou o Curso Básico de Histórias em Quadrinhos, ofertado pela Fundação.
Para Raymundo, é nessa familiaridade que reside o atrativo dos quadrinhos ao ser levado para a sala de aula. “As pessoas acompanham desde criança, por isso têm uma leitura facilitada, já entendem os recursos e o professor pode usar isso”, explica.
Realizado todo a distância, o Curso Básico despertou o interesse do público acima das expectativas iniciais dos organizadores. “O nosso curso teve uma resposta e uma visibilidade muito grande”, enfatiza. “Mais gente utiliza isso do que pensávamos. Os professores estão montando gibitecas, fazendo fanzines. Eles já estão fazendo isso e tendo resultados”, conta.
A culminância do processo acontece amanhã, 5, e sexta-feira, 6, no I Encontro Quadrinhos em Sala de Aula, uma oportunidade para uma discussão presencial sobre o tema. Iniciativa da Universidade Aberta do Nordeste, da FDR, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e com a Universidade Federal do Ceará (UFC), o evento contará com grandes nomes dos quadrinhos nacional e local — todos também professores e conteudistas do Curso Básico de Histórias em Quadrinhos.
Entre os convidados está uma das maiores referências brasileiras em pesquisas sobre quadrinhos em sala de aula, Waldomiro Vergueiro. Ele é também coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos (OHQ). Outra pioneira nesse estudo, Sonia Bibe Luyten, dedica-se também a pesquisa sobre mangás e animes, sendo a convidada principal da mesa “A Cultura Pop Japonesa e o universo escolar”. Nomes importantes dos quadrinhos no Ceará como o professor Ricardo Jorge, coordenador do projeto de extensão Oficina de Quadrinhos da UFC, e o quadrinista e arte-educador Daniel Brandão também são palestrantes do evento.
O encontro acontece na Faculdade de Educação da UFC, no Benfica. As pré-inscrições estão sendo realizadas através da internet, mas será necessário credenciamento presencial para garantir uma das 130 vagas disponíveis por espaço -entre os quais estão as mesas “Quadrinhos na Educação: da rejeição à prática” e “O ensino da cultura negra pelos quadrinhos”.
A programação é gratuita e aberta a qualquer pessoa interessada no tema.
I Encontro Quadrinhos em Sala de Aula
Quando: Dias 5 (manhã e tarde) e 6 (manhã) de julho
Onde: Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Rua Waldery Uchôa, 1 - Benfica).
Entrada gratuita.
Pré-inscrição: bit.ly/QuadrinhosSaladeAula
O Povo

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado