Pular para o conteúdo principal

Centro Dragão do Mar recebe mostra de São Paulo com artistas internacionais

Com realização no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, uma nova etapa nacional das itinerâncias da 32ª Bienal de São Paulo – Incerteza Viva acontece de 7 de novembro de 2017 a 28 de janeiro de 2018.
Trazendo um recorte de 15 artistas e coletivos, a mostra terá abertura no dia 7 às 18h, com mediação do curador Jochen Volz – responsável pela última edição da Bienal, em 2016. Às 21h, o Dragão do Mar realiza show com o grupo Baião de Dub, no Ateliê dos Museus.
Foram selecionados para integrar a exposição: Antonio Malta Campos, Bárbara Wagner, Charlotte Johannesson (Suécia), Felipe Mujica (Chile), Francis Alÿs (Bélgica), Gilvan Samico (Brasil), Güneş Terkol (Turquia), Grada Kilomba (Portugal), Jonathas de Andrade (Brasil), Michal Helfman (Israel), Misheck Masamvu (Zimbábue), Mmakgabo Helen Sebidi (África do Sul), Pierre Huyghe (França), Rachel Rose (EUA), Vídeo nas Aldeias e Wilma Martins.
A curadoria geral de Jochen Volz foi responsável pela última edição da Bienal, em 2016.
A 32ª Bienal tem como eixo central a noção de incerteza a fim de refletir sobre atuais condições da vida em tempos de mudança contínua e sobre as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição se propõe a traçar pensamentos cosmológicos, inteligência ambiental e coletiva assim como ecologias naturais e sistêmicas.
A mostra foi concebida em torno das obras de 81 artistas e coletivos sob curadoria de Jochen Volz e dos cocuradores Gabi Ngcobo (África do Sul), Júlia Rebouças (Brasil), Lars Bang Larsen (Dinamarca) e Sofía Olascoaga (México).
Em 2017, o programa de mostras itinerantes da 32ª Bienal de São Paulo circula com seleções de obras por doze cidades no Brasil e duas no exterior: Campinas, Belo Horizonte, São José dos Campos, Cuiabá, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Garanhuns, Palmas, Santos, Itajaí, Fortaleza, Vitória, Bogotá e Porto/Portugal.
Os trabalhos estarão no Centro Dragão do Mar (FOTO: Divulgação)Os trabalhos estarão no Centro Dragão do Mar (FOTO: Divulgação)
Ações educativas
As itinerâncias da Bienal de São Paulo trazem ainda uma série de ações educativas realizadas em parceria com o Núcleo Educativo do MAC-CE e a Escola Porto Iracema das Artes.
Na segunda-feira (6), o curador da Bienal Jochen Volz apresenta a palestra “Incerteza Viva: Conceitos e Artistas”, às 19h, no Auditório do Porto.
A palestra abrange uma breve apresentação da história da Fundação Bienal de São Paulo e o processo de desenvolvimento e conceitos da 32ª Bienal. Também serão abordadas as pesquisas de artistas que integram a itinerância em Fortaleza.
Na mesma semana, serão realizados ainda dois laboratórios, com partida no Porto Iracema. Em 7 de novembro (terça-feira), das 14h às 17h, o laboratório “Narrativas que constroem mundos” debate a relação entre narrativas pessoais e a multiplicidade de existências possíveis, com base nas obras dos artistas da Bienal.
Em 8 de novembro (quarta-feira), o laboratório “Processos criativos em educação” propõe aproximar processos criativos de artistas e de professores, relacionando ações educativas e obras da 32ª Bienal.
As inscrições para os laboratórios devem ser realizadas pela internet.
Ao longo do período da exposição, o Núcleo Educativo do MAC-CE realiza ainda uma série de oficinas gratuitas, aos finais de semana. A programação segue em anexo.
São vários artistas nacionais contemplados no evento (FOTO: Divulgação)
Arte é liberdade
Em novembro, o Centro Dragão do Mar celebra o mês da cultura, realizando o ciclo programático “Arte é Liberdade”, atento aos debates urgentes da arte contemporânea.
“Em meio a turbulências reacionárias, se impõe nos debates sobre arte reafirmar a importância de proteger esse lugar enquanto território de expressão essencialmente livre”, define o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares.
Durante o ciclo programático “Arte é Liberdade”, em novembro, o Dragão do Mar recebe ainda os festivais Feira da Música, com show do cantor pernambucano Otto; Ponto.CE, com shows de bandas de todos o País; Festival do Circo do Ceará, com programação gratuita para todas as idades; Festival Internacional do Folclore e FOR RAINBOW – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual.
Tem também show de Zé Ramalho, no dia 25, na Praça Verde; e a Temporada de Arte Cearense (TAC), com espetáculos do Coletivo Artístico As Travestidas, Cia Vidança e a exposição “Você Mereceu”, da artista Marília Oliveira, na Multigaleria, entre outros espetáculos distribuídos ao longo do mês. A programação completa estará disponível no site do Dragão do Mar, a partir do dia 1º de novembro.

Tribuna do Ceará

Comentários