Pular para o conteúdo principal

Melhor presente de Natal para os idosos? A companhia!

Programa de voluntariado “Um Natal em Companhia” mobiliza adultos e jovens para visitarem idosos durante as festas natalinas

solidão e o abandono intensificam os sofrimentos de muitos idosos, somando-se a problemas de saúde, diminuição da autonomia, dificuldades econômicas…
O melhor remédio para esses problemas é a presença amiga, o vínculo que nasce de um carinho cultivado entre duas pessoas. Esse vínculo deve ser livre, voluntário. É nisto que acreditam os “Amigos das Pessoas Idosas” (“Amics de la Gent Gran“), uma ONG de voluntários de Barcelona.
Albert Quiles, o diretor da ONG, comenta:
“A solidão não desejada continua sendo um dos grandes problemas da nossa sociedade. Trata-se de um problema invisível, já que as pessoas idosas sofrem isoladas dentro das suas próprias casas. A solidão tem efeitos devastadores nas pessoas que a sofrem. Achamos possível mudar esta situação. Chegou a hora de dar um passo em frente para transmitir amizade, calor humano e dignidade a muitas pessoas idosas”.

Natal em companhia

Como o Natal é uma das épocas do ano em que o sentimento de solidão dos idosos se agrava pela recordação das pessoas queridas que já partiram e dos momentos de alegria vividos em família no passado, a ONG criou o programa de voluntariado “Um Natal em Companhia”, que mobiliza adultos e jovens para visitarem idosos durante as festas natalinas.
Passar um pouco mais de tempo com eles ajuda a diminuir o sentimento de solidão. O programa também incentiva e orienta as famílias que desejam acolher um idoso em alguma refeição de Natal.
Para Albert Quiles, o problema da solidão dos idosos precisa virar notícia, porque é uma questão urgente a ser enfrentada pela sociedade.
“A nossa tarefa de sensibilização chega a vários âmbitos, como as escolas. E precisa ser objeto da consciência cidadã de cada um”.
© SHUTTERSTOCK

Siga o exemplo

Não haverá talvez algum idoso a quem você pode proporcionar um Natal genuinamente cristão neste ano? Pense com carinho! Afinal, o Menino Jesus vem também para os mais velhos!
Aleteia

Comentários