Melhor presente de Natal para os idosos? A companhia!

Programa de voluntariado “Um Natal em Companhia” mobiliza adultos e jovens para visitarem idosos durante as festas natalinas

solidão e o abandono intensificam os sofrimentos de muitos idosos, somando-se a problemas de saúde, diminuição da autonomia, dificuldades econômicas…
O melhor remédio para esses problemas é a presença amiga, o vínculo que nasce de um carinho cultivado entre duas pessoas. Esse vínculo deve ser livre, voluntário. É nisto que acreditam os “Amigos das Pessoas Idosas” (“Amics de la Gent Gran“), uma ONG de voluntários de Barcelona.
Albert Quiles, o diretor da ONG, comenta:
“A solidão não desejada continua sendo um dos grandes problemas da nossa sociedade. Trata-se de um problema invisível, já que as pessoas idosas sofrem isoladas dentro das suas próprias casas. A solidão tem efeitos devastadores nas pessoas que a sofrem. Achamos possível mudar esta situação. Chegou a hora de dar um passo em frente para transmitir amizade, calor humano e dignidade a muitas pessoas idosas”.

Natal em companhia

Como o Natal é uma das épocas do ano em que o sentimento de solidão dos idosos se agrava pela recordação das pessoas queridas que já partiram e dos momentos de alegria vividos em família no passado, a ONG criou o programa de voluntariado “Um Natal em Companhia”, que mobiliza adultos e jovens para visitarem idosos durante as festas natalinas.
Passar um pouco mais de tempo com eles ajuda a diminuir o sentimento de solidão. O programa também incentiva e orienta as famílias que desejam acolher um idoso em alguma refeição de Natal.
Para Albert Quiles, o problema da solidão dos idosos precisa virar notícia, porque é uma questão urgente a ser enfrentada pela sociedade.
“A nossa tarefa de sensibilização chega a vários âmbitos, como as escolas. E precisa ser objeto da consciência cidadã de cada um”.
© SHUTTERSTOCK

Siga o exemplo

Não haverá talvez algum idoso a quem você pode proporcionar um Natal genuinamente cristão neste ano? Pense com carinho! Afinal, o Menino Jesus vem também para os mais velhos!
Aleteia

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado