Pular para o conteúdo principal

Melhor presente de Natal para os idosos? A companhia!

Programa de voluntariado “Um Natal em Companhia” mobiliza adultos e jovens para visitarem idosos durante as festas natalinas

solidão e o abandono intensificam os sofrimentos de muitos idosos, somando-se a problemas de saúde, diminuição da autonomia, dificuldades econômicas…
O melhor remédio para esses problemas é a presença amiga, o vínculo que nasce de um carinho cultivado entre duas pessoas. Esse vínculo deve ser livre, voluntário. É nisto que acreditam os “Amigos das Pessoas Idosas” (“Amics de la Gent Gran“), uma ONG de voluntários de Barcelona.
Albert Quiles, o diretor da ONG, comenta:
“A solidão não desejada continua sendo um dos grandes problemas da nossa sociedade. Trata-se de um problema invisível, já que as pessoas idosas sofrem isoladas dentro das suas próprias casas. A solidão tem efeitos devastadores nas pessoas que a sofrem. Achamos possível mudar esta situação. Chegou a hora de dar um passo em frente para transmitir amizade, calor humano e dignidade a muitas pessoas idosas”.

Natal em companhia

Como o Natal é uma das épocas do ano em que o sentimento de solidão dos idosos se agrava pela recordação das pessoas queridas que já partiram e dos momentos de alegria vividos em família no passado, a ONG criou o programa de voluntariado “Um Natal em Companhia”, que mobiliza adultos e jovens para visitarem idosos durante as festas natalinas.
Passar um pouco mais de tempo com eles ajuda a diminuir o sentimento de solidão. O programa também incentiva e orienta as famílias que desejam acolher um idoso em alguma refeição de Natal.
Para Albert Quiles, o problema da solidão dos idosos precisa virar notícia, porque é uma questão urgente a ser enfrentada pela sociedade.
“A nossa tarefa de sensibilização chega a vários âmbitos, como as escolas. E precisa ser objeto da consciência cidadã de cada um”.
© SHUTTERSTOCK

Siga o exemplo

Não haverá talvez algum idoso a quem você pode proporcionar um Natal genuinamente cristão neste ano? Pense com carinho! Afinal, o Menino Jesus vem também para os mais velhos!
Aleteia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/