Pular para o conteúdo principal

XI Semana de Humanidades da UFC discute internacionalização da área

Aberta ao público, a programação contará com palestras, mesas-redondas, rodas de conversas, oficinas, minicursos e ações artístico-culturais, entre outras atividades
Com o tema central “As humanidades num cenário de internacionalização”, de 18 a 20 de outubro será realizada a XI Semana de Humanidades da Universidade Federal do Ceará. Aberta ao público, a programação contará com palestras, mesas-redondas, rodas de conversas, oficinas, minicursos e ações artístico-culturais, entre outras atividades.

A abertura do evento será às 10h do dia 18, com a mesa-redonda “As humanidades no cenário de internacionalização: estratégias e políticas de incentivo”, no Auditório José Albano (Av. da Universidade, 2683, Benfica).
Participam Kyria Rebeca N. L. Finardi, coordenadora de Línguas da Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFSC), e a Profª Massília Maria Lira Dias, coordenadora de Políticas Linguísticas da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da UFC. A Profª Vládia Maria Cabral Borges, diretora do Centro de Humanidades e coordenadora geral do Idiomas sem Fronteiras (IsF) na UFC, fará a mediação da mesa.
Segundo a organização do evento, a Semana tem o objetivo de ampliar os espaços para a reflexão acerca do papel das ciências humanas no mundo contemporâneo, promovendo a integração entre alunos, professores e servidores técnico-administrativos, “num processo de democratização de informações, conhecimentos e oportunidades”. Haverá participação de professores da UFC e de outras instituições de ensino superior (IES) brasileiras e argentinas.
Entre as atividades da Semana de Humanidades estão algumas já conhecidas do público: a Festa das Nações, organizada pelas Casas de Cultura Estrangeira; a X Mostra Internacional de Cinema Africano  e o Colóquio Internacional “Outros Tempos Hão de Vir” , promovidos pelo Departamento de História, e as Jornadas Didáticas de Espanhol como Segunda Língua e Estrangeira, organizada pelo Departamento de Letras Estrangeiras.
Para se inscrever, basta acessar o formulário on-line . Todas as atividades serão certificadas. Mais informações são obtidas pelo telefone (85) 3366 7605, e-mail semanadehumanidadeschufc@gmail.com e na página do evento no Facebook.

Encerramento

Pelo segundo ano consecutivo, a Semana será encerrada com o evento 3º Mantra no Bosque. O Projeto Hanuman, criado em 2011 com o intuito de promover um diálogo musical inter-religioso, cantará mantras em sânscrito. Será na sexta-feira (20), das 19h às 20h30min, no anfiteatro do Bosque Moreira Campos.
Fonte: Diretoria do Centro de Humanidades

Comentários