Pular para o conteúdo principal

Paulinas sem fronteiras - 100 anos das Irmãs Paulinas


Ref. Circular n.2/2015
Às Irmãs e jovens em formação
            Nesta data tão especial em que fazemos memória da entrada na eternidade de Irmã Tecla Merlo, Cofundadora de nossa Congregação, iniciamos o nosso Ano Jubilar. 100 anos de Paulinas sem fronteiras é o lema que leva ao Brasil o anúncio deste evento.
            A ação de graças pelas abundantes graças recebidas ao longo do 1° século de sua existência é celebrada solenemente nas Catedrais onde Paulinas está presente com comunidades e/ou com centros apostólicos. Muitas outras celebrações e eventos acontecerão ao longo do ano com a mesma finalidade: celebrar as maravilhas de Deus na nossa história, recuperar os elementos válidos para hoje do passado fecundo e, se for necessário, também redimir o que não foi plenamente conforme o plano de Deus. 
            O ano jubilar é um tempo favorável para revigorar o presente, despertando em nós o desejo sincero e veemente de amar o Senhor com amor apaixonado e de servi-lo com generosidade através da missão que Ele nos confiou. Viver com paixão o presente, pede-nos o Papa Francisco no Ano da Vida Consagrada, para tornar-nos «peritos em comunhão», «testemunhas e artífices daquele ‘projeto de comunhão’ que está no vértice da história do homem segundo Deus»; mulheres de comunhão, marcando presença onde há disparidades e tensões; sinal credível da presença do Espírito.O Papa nos pede ainda de viver a mística do encontro, que é a capacidade de ouvir atentamente as outras pessoas e de procurar juntos o caminho do amor que se verifica entre as três Pessoas divinas.
     Situadas no tempo, não somos prisioneiras do passado, tão pouco apenas artífices do presente. Somos mulheres de esperança, mulheres de futuro. Ressoam nos nossos ouvidos o convite do bem-aventurado Alberione: «Agora chegastes a todos os continentes… A vossa palavra ressoa por todos os lados; continuai elevando sempre mais a vossa voz. Ensinai!». E a palavra de ordem do Papa Francisco, a sermos uma congregação “em saída” para levar aos homens e às mulheres de hoje a consolação de Deus.
Também a nossa Superiora geral nos estimula a voar alto, vivendo a mística profética do carisma para sermos «apóstolas que queimam de amor a Deus pela íntima vida espiritual, sempre a caminho, portadoras de Cristo…» (Alberione).
A Quaresma, que em breve iniciaremos, é excelente oportunidade para entrar mais profundamente no dinamismo da fé e do amor, fazendo desse tempo litúrgico, o mais forte do ano, um verdadeiro retiro espiritual no qual a oração será mais profunda e intensa, vida mais sóbria e solidária, a fraternidade mais solícita e respeitosa e o apostolado mais generoso e partilhado.
Em sintonia com a Igreja do Brasil, vamos viver a Campanha da Fraternidade 2015 na dimensão interna, aprofundando o conteúdo que será oferecido no Viver e Comunicar, e na dimensão social, contribuindo com nossa oração e ação na construção de uma sociedade que busca, no diálogo e na cooperação, a solução dos graves entraves que ameaçam e destroem a vida humana e os recursos naturais. O Brasil se torne o país que todos sonhamos, da tolerância, da paz e do bem-estar para todos.
A Palavra de Deus, abundante e própria no tempo quaresmal, ilumine nossa mente e aqueça nosso coração, torne nossos passos ágeis e firmes na busca do Reino de Deus e de sua justiça, certas de que todas as demais coisas nos serão dadas gratuitamente.
Desejo a todas uma Quaresma iluminada e um Ano Jubilar infinitamente fecundo.
Com carinho.
Irmã Maria Antonieta Bruscato

Superiora Provincial

Comentários