Pular para o conteúdo principal

10 bibliotecas com acervo diversificado e programações culturais em Fortaleza

Nesse período de férias, visitar as bibliotecas públicas da cidade é uma opção de lazer para todas as idades. Os equipamentos dispõem atividades culturais, como rodas de leituras, debates, contação de histórias para crianças, saraus entre outros. Os acervos atendem a todos os tipos os gostos: da ficção a aspectos históricos importantes do País. Pensando nisso, o Tribuna do Ceará listou 10 bibliotecas para entrar na sua programação de férias. Confira!
Biblioteca da Associação Cearense de Imprensa
A biblioteca é referência em livros voltados para a comunicação e de história (FOTO: Reprodução/ACI)
Aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a biblioteca da Associação Cearense de Imprensa (ACI) é referência em conteúdos da comunicação e da história no País. Ao todo, são 16 mil livros no acervo.
O jornalista e sócio Nilton Almeida disse ao Tribuna do Ceará que o equipamento tem itens raros, como exemplares de revistas do século XX.
“São as primeiras edições de revistas brasileiras, como a revista Cruzeiro do Diários Associados (primeira revista a ser impressa e de circulação nacional no País). A maioria desses exemplares é nacional. Há também o acervo da professora Adelaide Gonçalves, que tem uma particularidade com seus livros de história e sociologia”, enaltece Nilton.
Uma parte do acervo da ACI vem de doações de colecionadores locais que disponibilizam suas obras para a população. A consulta dos livros deve ser realizadas na biblioteca. Os empréstimos são permitidos apenas para o sócios da ACI. Entretanto, Nilton afirma que o acervo está sendo digitalizado, e a consulta poderá ser feita fora do equipamento.
Serviço
Local: Rua Floriano Peixoto, 735, 5º andar -Centro
Horário: Segunda a sexta-feira, 8h às 17h
Contato: (85) 3221- 2260
Casa Vermelha
A Casa Vermelha fica localizada no bairro Benfica e dispõe de programas culturais (FOTO: Reprodução/Casa Vermelha)
Fundada em 2003, a biblioteca Casa Vermelha tem um acervo de 3.500 livros, todos adquiridos por meio de doações dos colaboradores e simpatizantes. O equipamento oferece ao público espaços para a leitura e programas literários, como roda de leituras, debates e saraus.
Qualquer pessoa pode alugar um livro, basta fazer um cadastro na biblioteca. O interessado deve informar telefone, nome completo e o endereço de e-mail.
“Temos temas bastantes diversificados. Há livros de política, economia, literatura romântica, sociologia”, diz o assessor cultural da Casa, Klístenes Braga.
Serviço
Local: Avenida da universidade, 2197
Horário: Segunda a sexta-feira, 8h às 17h
Contato: (85) 3181-9747
Biblioteca de Artes Visuais Leonilson
Localizada no Centro de Cultura e Arte Dragão do Mar, a biblioteca é especializada em artes visuais, com mais de 2 mil publicações nas áreas linguagens de Fotografia, Design, Museologia, História da Arte, entre outros. O equipamento está no piso inferior do Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Serviço
Local: Centro de Cultura e Arte Dragão do Mar
Horário: terça a quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h15 às 18h. Sexta, das 14h às 18h.
Contato: (85) 3488-7600
Biblioteca Dolor Barreira
A Biblioteca Dolor Barreira tem um acervo de mais de 20 mil títulos e atende a todos os gostos (FOTO: Divulgação)
Visitar a biblioteca Dolor Barreira pode ser uma opção de férias para as crianças. O equipamento, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), oferece ao público uma programação mensal com contação de histórias, cursos de geofilosofia e meditação, sem contar do acervo com mais 20 mil títulos, atendendo a todos os gostos.
Lá, há seções de livros de autores cearenses, livros em braile, infanto-juvenil, uma gibiteca e o acervo do historiador Geraldo Nobre. O interessado em alugar um dos livros deve fazer a carteirinha de empréstimo da biblioteca. Para isso, basta só apresentar identidade, comprovante de endereço atualizado, uma foto 3×4 e pagar uma taxa anual de R$ 3.
Serviço
Contação de História: todas as terças e quinta-feiras, às 9h ou às 14h.
Curso de geofilosofia e meditação: todas as quinta-feira, às 17h.
Local: Avenida da Universidade, 2572
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h as 20h.
Telefone: (85) 3105-1299
Biblioteca Estadual Espaço Estação 
Em julho, a biblioteca está oferecendo uma programação especial para comemorar os 137 anos da Estação João Felipe (FOTO: Divulgação)
Localizada na Rua 24 de maio, no Centro de Fortaleza, a Biblioteca Estadual Espaço Estação contém um acervo, formado de enciclopédia, livros em braile, seções com livros infanto-juvenis e autores renomados. Além do acervo, o equipamento oferece programações culturais para todos os públicos, e neste mês de julho está aberta uma mostra de objetos, fotos, vídeos e obras de arte em comemoração dos 137 de existência da Estação Ferroviária Professor João Felipe.
Uma parte do acervo da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel também está localizada na Estação. Segundo a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), a transferência deve-se à obra de integralização da Biblioteca ao Centro Dragão do Mar e ao processo de compra do mobiliário para a modernização do espaço.
Para fazer o empréstimo de livros, os interessados devem fazer um cadastro, apresentando documentos originais e cópias do RG, CPF, Comprovantes de Residência, 2 fotos 3×4 e o pagar uma taxa anual de R$ 4.
Serviço
Local: Rua 24 de maio, 60, Centro de Fortaleza
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 9 as 17h e aos sábados, de 9h as 15h.
Contato: (85) 3101 6799
Biblioteca Inspiração Nordestina
A biblioteca oferece espaço para pesquisa e estudos (FOTO: Divulgação)
O Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza disponibiliza para a sociedade um local de estudo e pesquisa. O acervo da Biblioteca Inspiração Nordestina é formado por livros de diversas áreas, como Desenvolvimento Regional, Arte, Cultura, sempre enaltecendo os autores nordestinos. Além disso, conta com um espaço filmes de diversos gêneros e estéticas.
O espaço é uma ótima opção para pesquisa e estudo. Há salas de estudo individual e em grupo. E ainda dispõem de programas culturais destinados para a criançada.
Serviço
Local: Rua Conde d’Eu, 560 – Centro
Horário de funcionamento: terça a sábado, 10h às 19h.
Telefone: (85) 3209-3500
Biblioteca comunitária O Guarani
A Biblioteca Comunitária O Guarani foi inaugurada no mês de abril (FOTO: Divulgação)
Inaugurada no mês de abril deste ano, a Biblioteca Comunitária O Guarani da Casa de José de Alencar (CJA), do equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará (UFC), oferta para a população um acervo mais voltado para livros infanto-juvenil.
O acervo foi construído a partir das campanhas pelo CJA junto com outras instituições. O objetivo do equipamento é possibilitar o acesso à leitura para as crianças e adolescentes residentes no entorno do equipamento.
A biblioteca fica localizada no Bairro Cambeba e conta com atividades infantis. Nas terça-feiras, acontecem contações de histórias das obras do escritor José de Alencar. O projeto é direcionado para crianças de 7 a 12 anos e conta com o apoio da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC. Para fazer o cadastro, é necessário apresentar um documento de identidade e comprovante de endereço.
Serviço
Local: Av. Washington Soares, 6055 – Cambeba
Horário: Segunda a sexta-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Telefone: (85) 3229-1898 e (85) 3276-2379
Biblioteca do Instituto do Ceará
Fundada em 1887, sendo a instituição mais antiga do Estado, a biblioteca do equipamento tem um acervo de mais de 39 mil livros de história, geografia, antropologia e ciências afins voltadas para o Ceará. Os interessados em conferir as obras do espaço devem ir até o local. Não é permitido o empréstimo.
Além da biblioteca, o instituto conta com um museu em que o público pode conhecer a história do Ceará. As visitas guiadas do Museu Barão de Studart devem ser agendadas pelo telefone (85) 3021-7559.
Local: Rua Barão do Rio Branco, 1594 – Centro.
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Telefone: (85) 3021-7559
Biblioteca Comunitária Jardim Literário
O objetivo da biblioteca é estimular o hábito de ler nas crianças e adolescentes (FOTO: Reprodução/Fortaleza)
Desde 2013, a Biblioteca Comunitário Jardim Literário tem possibilitado o acesso a leitura para crianças, adolescentes e adultos do bairro Jardim Iracema, em Fortaleza. A pedagoga e mediadora de leitura, Joice Forte, explica que o objetivo do equipamento é contribuir para a formação da comunidade por meio do livro.
“O custo de um livro é caro e não há uma cultura de ler na comunidade. Então, poucas pessoas da comunidade tem acesso ao item e a gente quer resgatar esse valor”, contou.
O espaço é destinado para pessoas de todas as idades. Crianças, adolescentes e adultos têm acesso aos livros. Para fazer um empréstimo, só basta informar o nome, endereço, telefone e data de nascimento. Quando a criança for menor de cinco anos, a biblioteca exige o acompanhamento dos pais.
Ao todo, a Biblioteca Comunitária Jardim Literário tem mais de 3 mil exemplares e há cerca de 900 pessoas no banco de cadastro. O espaço conta com o apoio do Instituto C&A e faz parte do projeto social União.
Além de livros, o equipamento conta com uma programação semanal diversificada. “Toda semana tem mediação de leitura, contação de história, rodas de conversa sobre autores, cine pipoca literário e café literário. Também vamos para as escolas da região e fazemos eventos lá”, detalha Joice.
Serviço
Local: rua Eretides de Alencar, 302 – Jardim Iracema
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefone: (85) 3286-4310
Biblioteca Comunitária Famílias Reunidas
Contação de histórias e mediações de leituras são as atividades ofertadas (FOTO: Reprodução/Facebook)
Há 17 anos, a Biblioteca Comunitária Famílias Reunidas tem estimulado o hábito de ler para a população do bairro Padre Andrade. O espaço oferece um acervo com mais de 1 mil títulos para todos os públicos, desde o infantil até os adultos.
O mediador de leitura, Wala Henrique, conta que o objetivo do equipamento é formar leitores e oferecer o acesso à leitura. Quem desejar alugar um livro, basta apresentar um documento de identidade e comprovante de endereço para fazer o cadastro. O equipamento não cobra taxa de empréstimo nem de atraso.
Mas a biblioteca comunitária não se restringe apenas a empréstimo, o local também dispõe de atividades, como contação de histórias e mediações de leitura com jovens.
Serviço
Local: rua Rincão, 71 – Padre Andrade
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefone: (85) 9 8543-9917

Tribuna do Ceará

Comentários