Pular para o conteúdo principal

Encontros de Agosto promovem articulação entre estados do Nordeste

Em sua sexta edição, os Encontros de Agosto promovem articulação entre estados do Nordeste e trazem a alteridade para o centro das discussões. Lançamento acontece sexta, 19, Dia Mundial da Fotografia

EDUARDO QUEIROGA/DIVULGAÇÃO
Fotografia do ensaio Parteiras: um mundo pelas mãos, do fotógrafo pernambucano Eduardo Queiroga

Depois de 19 de agosto de 1839, o mundo nunca mais foi o mesmo. Há 177 anos, fomos apresentados a uma forma de parar o instante e reinventar o tempo. Surgia a fotografia. Do daguerreótipo à supremacia das selfies, a imagem é fundamental para escrever as narrativas das sociedades. Para celebrá-la, acontece nesta sexta-feira, 19, o lançamento dos Encontros de Agosto, festival que promove exposições, workshops, leituras de portfólio e palestras. Com o tema “Narrativas e Alteridade”, o evento propõe uma aproximação entre os estados do Nordeste. O lançamento ocorre durante festa que celebra o Dia Mundial da Fotografia, no Museu da Imagem e do Som (MIS), a partir de 17 horas.

Em sua sexta edição, após realizar parcerias com festivais de fotografia da Europa, os Encontros de Agosto refletem sobre questões universais a partir da realidade local e reforçam as relações com os vizinhos, para perceber aproximações e diferenças.

É possível falar de uma “fotografia nordestina”? Para o fotógrafo e pesquisador Silas de Paula, curador do festival, toda fotografia é um autorretrato e não deve ser rotulada apenas pela nacionalidade, e sim pela potência criativa. A aproximação é importante para dar visibilidade aos trabalhos que são feitos na Região, não para reforçar estereótipos. “Viver no nordeste, no Ceará, me afetou. Nem nasci aqui, mas sou conhecido com um fotógrafo do Ceará e gosto, mas não faço uma “fotografia nordestina”, faço uma fotografia como outra qualquer”, reflete.

Protagonismo
Para Patrícia Veloso, coordenadora dos Encontros de Agosto, o evento tem o compromisso de fortalecer a fotografia cearense autoral, incentivar e qualificar a produção local para estar em outros cenários de forma mais estruturada. “Não se trata só de mostrar fotos bonitas, mas um pensamento, um discurso. Queremos organizar trajetórias: temos de produzir mais, mas também garantir que essa fotografia seja vista”, explica.

Com representantes nos noves estados da região, o evento pretende reunir múltiplos olhares. Para a fotógrafa Melissa Warwick, uma das articuladoras em Sergipe, o festival é uma oportunidade de colocar o Nordeste como centro das atenções. “Somos vizinhos e não nos conhecemos. Agora podemos dialogar, conhecer os trabalhos dos outros e criar um laço que vai fortalecer as relações no futuro, inclusive no cenário nacional”, diz animada.

Convocatória
Até o dia 25 de agosto estão abertas duas convocatórias para seleção de fotografias com o tema “Narrativas e Alteridades”. O evento mantém a tradição de ter uma mostra exclusiva para fotógrafos cearenses ou residentes no Estado há mais de dois anos. Régis Amora, membro do Descoletivo, participou de edições anteriores e destaca que, muitas vezes, o tema da convocatória representa um start para a produção e fortalece a cena local. Neste ano, o evento também tem uma convocatória para o Nordeste. A abertura das exposições ocorre no dia 29 de setembro, no Centro Dragão do Mar de Cultura e Arte. 

Formação
Também está aberta a seleção de projetos para participar de um workshop sobre edição de fotolivros, com o italiano Walter Costa, de 25 a 27 de agosto. Reforçando as atividades formativas, há inscrições para leituras de portfólio com Carlos Carvalho, coordenador do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre. 
 
SERVIÇO
Lançamento dos Encontros de Agosto - Dia Mundial da Fotografia
Quando: Amanhã, 19, às 19 horas Onde: MIS - Museu da Imagem e do Som ( Av. Barão de Studart, 410 - Aldeota)
Mais informações: www.encontrosdeagosto.com

Leia entrevista com o fotógrafo e curador dos Encontros de Agosto, Silas de Paula, em: http://bit.ly/2bj4Kv5
O POVO onlin
e

Comentários