Pular para o conteúdo principal

Projeto de estudantes de Pacoti será apresentado na China

DIVULGAÇÃO
Trinta alunos do ensino médio participaram do Jovem Explorador

A China está a quatro meses de distância para a estudante Maria da Conceição da Costa Soares, 17, e para o professor de História Levi Jucá. Os dois fazem parte da equipe que criou o projeto Jovem Explorador, da Escola Estadual Menezes Pimentel, em Pacoti (a 95 quilômetros de Fortaleza). 

Inspirada numa expedição do século XIX, a proposta que ajudou a transformar a Cidade em um museu a céu aberto foi selecionada no desafio Criativos da Escola. A ação deve representar o País pela primeira vez em conferência mundial de estudantes. A Be the Change Conference, que acontece em Pequim, é um encontro anual marcado para dezembro que reúne propostas que transformam a atividade escolar ao redor do mundo.

Fazem parte do projeto de Pacoti 30 estudantes do ensino médio. Em 2014, eles foram estimulados pelo professor Levi a realizar novamente o traçado de uma comissão científica de 1859 e a recolher materiais e histórias pelo caminho.

Na expedição original, o imperador dom Pedro II decidiu que desbravaria o norte do País e o território eleito foi o Ceará. “Com base nisso criamos as nossas rotas”, diz o professor. A primeira expedição foi chefiada pelo botânico do Rio de Janeiro Francisco Freire Alemão. O material coletado ajudou a criar o Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

Os alunos também colheram essa inspiração. A vontade de reunir o material coletado em um espaço único foi tanta que os estudantes foram presenteados com um terreno no Campus de Pacoti da Universidade Estadual do Ceará (Uece), onde será feito um museu, que deve abrir em dezembro. “Dentro da exposição, vai ter um pouco da história da Cidade a partir de questões da natureza, fazendo um paralelo entre o passado e o presente”, conta o professor Levi. (Angélica Feitosa)
Saiba mais

Além do prêmio Desafio Criativos da Escola 2015, o projeto venceu o VI Prêmio Ibermuseus de Educação e Museus, as etapas regional e estadual da IX Feira de Ciências e Cultura do Ceará, promovida pela Secretaria da Educação (2015), e foi credenciado para participar da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, em Novo Hamburgo (RS), que será em outubro próximo.
O Pov
o

Comentários

Postar um comentário