Primeira Feira do Livro em Sobral encerra a programação hoje

Escritores de diferentes origens e pulsões literárias se encontram a partir de hoje, 7, na primeira edição da Feira do Livro de Sobral. Em apenas um espaço, o evento vai colocar na mesma rota de colisão nomes como Ana Miranda, Socorro Acioli, Talles Azigon, Raymundo Netto, Carmélia Aragão e o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa. O evento, que é gratuito, acontece no Centro de Convenções de Sobral e vai até quinta-feira, 9.
Mendes Júnior, um dos organizadores da feira, destaca a necessidade de aproximar as populações do livro como bem físico. “Queremos que a população de Sobral converse mais sobre livros, compartilhe com a família e os amigos estas experiências e seja atraído, apaixone-se. Queremos, ainda, dentro de uma missão que nos impusemos, diminuir a distância entre o livro - ‘objeto’ que ainda provoca medo - e o olhar do futuro leitor”, diz. A ligação entre livro e leitor vai passar pela presença de uma figura determinante no processo de leitura: o autor. “Esse tipo de evento é importante pelo fato de expor nossa arte e de permitir que os escritores falem sobre o seus trabalhos e, consequentemente, se aproximem mais dos leitores”, aposta Mika Andrade, que é natural de Fortaleza e vai desembarcar em Sobral para falar sobre experiências literárias, leitura solitária e ideias compartilhadas. Ela vislumbra que, para além dos três dias de intensa programação, a feira é importante por plantar uma semente para mais ações, programas e projetos. Após o anúncio da feira, ela diz, uma livraria começou um clube de leitura na cidade, por exemplo. “Isso é sinal do quanto é importante fomentar literatura, conversar sobre ela e incentivar”, explica Mika.
Em Sobral, argumenta Yves Gurgel, também da organização da Feira do Livro, houve destaque em índices de educação por vários anos. “Vimos que um evento como a feira do livro se faz indispensável e necessário na condição de impulsionador educacional, cultural e comercial”, diz. Dentro da programação haverá venda de obras, bazares de livros usados e café literário.
O gene que originou a primeira edição da feira - explica a escritora Carmélia Aragão, natural de Sobral - veio de debates feitos entre diferentes agentes do circuito artístico da cidade. Dentro de qualquer município, de maior ou menor porte - argumenta Carmélia, são necessários eventos e programações que fomentem o livro, a leitura e o encontro de quem lê com com quem produz literatura. O Plano Nacional do Livro e de Leitura já aponta como necessárias, em todas as cidades brasileiras, ações como feiras, bienais e encontros, lembra Carmélia.
Um dos destaques da programação em Sobral é Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. “Ele foi a porta de entrada da maioria dos brasileiros no universo da leitura, assim nada mais simbólico do que trazê-lo para nossa primeira edição da feira”, explica Yves Gurgel. Maurício faz palestra, hoje, às 20 horas. “Óbvio que o maior número de escritores e palestrantes são de Sobral, promover os escritores locais foi o cerne de toda a feira. Porém é preciso trazer experiências de fora para haver troca de contatos e experiências, diálogos aprofundados e, até mesmo, incentivo para continuarem a escrever. Sabemos que não é fácil”, diz Yves.
DESTAQUES DA FEIRA
Terça-feira, 7
17 horas - mesa de autores com Totonho Laprovitera, Rogeane Morais, Luís Boto, Lima da Farmácia e Glen Adison
20 horas - palestra com Mauricio de Sousa
21 horas - apresentação musical de Flávia Coelho
Quarta-feira, 8
19 horas - documentário História das HQ’s no Ceará, com Raymundo Netto
20 horas - palestra sobre literatura na infância com Annita Moura, Marcelino Júnior e Thamila Santos
21 horas - palestra sobre produção audiovisual de baixo orçamento com Arthur Ziegler
Quinta-feira, 9
16 horas - aulas gratuitas de línguas estrangeiras
20 horas - encontro com Ana Miranda e Mendes Jr.
21 horas - apresentação musical de Maciel Melo
SERVIÇO
1ª Feira do Livro de Sobral
Quando: 7, 8 e 9 de novembro
Onde: Centro de Convenções de Sobral (avenida Dr. Arimatéia Monte e Silva, 300 - Campo dos Velhos - Sobral)
Programação completa: http://bit.ly/2zhyV4Q
Outras informações: facebook.com/FeiradoLivrodeSobral
Entrada gratuita
ISABEL COSTA
O Povo

Comentários

Mais Visitadas

15 de novembro de 1889

O Irmão Carlos de Foucauld

O mundo reconciliado em Cristo

Amazon oferece Frete Grátis para toda a loja de livros

"Recordar: voltar a passar pelo coração"