Pular para o conteúdo principal

Museu de História Natural do Ceará: uma iniciativa de grande relevância que carregará o nome do professor Dias da Rocha

Já pensou como seria legal termos aqui no Ceará um Museu de História Natural? É o que foi debatido nesta sexta-feira, 26/7, entre a secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gestores e pesquisadores do Museu Nacional de História Nacional, a gestora do Museu do Ceará, além de professores e pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará – Centro de Ciências da Saúde.
Uma iniciativa de grande relevância que carregará o nome do professor Dias da Rocha, um cidadão que tinha um dos maiores acervos de história natural no Ceará, hoje situado no Museu do Ceará.
“Com este projeto da criação de um Museu de História Natural do Ceará, o acervo ganha uma relevância, principalmente, por se desenvolver através de uma relação interinstitucional da UECE junto com a UFRJ, que articula dois Museus (o Museu Nacional e o Museu do Ceará) para desenvolver um projeto de grande importância para o patrimônio natural e cultural do nosso Estado.
Além disso, esta relação com o Museu Nacional, que não é um museu apenas do Rio de Janeiro, é um patrimônio brasileiro, possibilitará que esta importante instituição se ramifique em muitos museus da história natural no Brasil”, destacou o secretário da Cultura Fabiano, quando da apresentação do Projeto.
“Agora aprenderemos com o Museu Nacional, em sua preparação técnica, transferência de metodologias, tecnologias, e de conhecimentos para a gente qualificar aqui a criação do Museu de História Natural do Ceará, finalizou.
Esta ação conta com a parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e deve ser celebrada não apenas por retomar a história do Museu Nacional, mas por fortalecer o projeto do Museu de História Natural do Ceará, que nascerá de forma muito bonita e com a participação de todos os apaixonados por esta pauta.
Secult.Ce

Comentários