Pular para o conteúdo principal

Paixão de Cristo é encenada na cidade de Pacatuba

O espetáculo de Pacatuba é encenado na praça com cenários fixos que remetem às construções do tempo de Jesus. Camarotes e arquibancadas acomodam o público
Encenada há 44 anos, a Paixão de Cristo de Pacatuba chega a reunir cerca de 10 mil pessoas por edição, número expressivo, que promete se repetir na próxima Semana Santa, dias 29 e 30 de março, às 19 horas, no Anfiteatro localizado na Praça da Matriz, no centro da cidade. No primeiro dia, a entrada é gratuita. Já no segundo, o público colabora com a doação de uma lata de leite em pó, para a arquibancada, e duas latas de leite em pó, para o camarote.
O anfiteatro mantém cenários permanentes, como as réplicas do Palácio de Herodes, Caifás, Pilatos, o Santo Sepulcro, Templo de Jerusalém, entre outros. Todos foram idealizados pelo diretor da peça, Antony Fernandes. "O projeto foi desenhado por mim. Apresentei ao prefeito da época, porque estávamos todos os anos fazendo o palco de madeira, e o tempo de chuva acabava com tudo, tendo que fazer novamente. Então, o prefeito avaliou e mandou executar", recorda. A estrutura fixa foi inaugurada em 1997.
Com aproximadamente três horas de encenação, neste ano, a tradicional Paixão de Cristo de Pacatuba, realiza a sua 44ª edição. São mais de 200 pessoas envolvidas, entre artistas e produção. O elenco conta com 186 atores, a maioria, moradores da região. Entre eles, há atores que atuam desde 1974. "Cada ano é um choro diferente porque a emoção é maior. Às vezes, ao chegar na praça, perto da arquibancada cheia de gente, isso é uma emoção enorme", explica a Elizete Fernandes, que atua há 44 anos como Marta.
Considerado um dos maiores espetáculos do Ceará, a atração proporciona emoção e fé ao público espectador, contando com uma superprodução de som, iluminação, efeitos especiais, figurino e cenários.
Atração turística
"Além de dar visibilidade ao turismo, o evento é, também, uma oportunidade para os moradores participarem das atividades cênicas, além de abrir espaço para a venda do artesanato local", diz o secretário de Cultura, Rosteny Cabral.
A primeira apresentação da Paixão em Pacatuba aconteceu em 1974, quando Paulo Maria Pinto reuniu 12 pessoas e, vestido de Jesus, acompanhou junto com os colegas o vigário pelas ruas, encenando a Via Sacra. No ano seguinte, o historiador Antony Fernandes e sua esposa Elizete Fernandes passaram a dar um ar mais teatral à encenação.
Reconhecimento
Tanta dedicação rendeu a Pacatuba o título oficial de capital da encenação Paixão de Cristo do Ceará. Além disso, a lei 16.338, de 13 de setembro de 2017, inclui o espetáculo religioso no calendário oficial de eventos do Estado. A festividade tem o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura.
Mais informações:
44ª Paixão de Cristo de Pacatuba
Dias 29 e 30 de março, às 19h
Anfiteatro, Praça da Matriz - Centro de Pacatuba
Entrada Arquibancada: doação de 1 lata de leite em pó/ Camarote: doação de 2 latas de leite em pó

Diário do Nordeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …