Pular para o conteúdo principal

OMS lança campanha de combate às doenças cardiovasculares

Todos os anos morrem 17 milhões de pessoas, vítimas de problemas cardíacos. Objetivo da ação é contribuir para aumentar a prevenção, sobretudo nos países em desenvolvimento


A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou esta semana uma campanha à escala mundial destinada a sensibilizar e prevenir as doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no mundo. Na fase inicial o programa será desenvolvido em 12 países, entre eles a Colômbia, Índia, Irão, Jordânia, Nigéria e Tailândia, mas está aberto à participação de todas as nações interessadas. 

«A cada ano, 17 milhões de pessoas morrem de enfermidades cardíacas, a causa número um de mortes no mundo. Lançamos a iniciativa `Corações Globais´ para atacar estas doenças, mais que tudo o enfarte e os derrames. É um problema que podemos prevenir, podemos melhorar também o tratamento para evitar essas mortes. A ideia da iniciativa é realmente trabalhar com os países para melhorar a prevenção e o tratamento», explicou o porta-voz da campanha, Etienne Krug. 

Segundo a OMS, muitas das pessoas que morrem de doenças cardiovasculares foram «expostas a comportamentos poucos saudáveis», incluindo o uso de tabaco, consumo de comidas com muito sal e atividade física «inadequada». E, ao contrário do que se pensava, este é um problema de todos os países, e não apenas dos mais desenvolvidos. 

Neste sentido, a diretora-geral da organização, Margaret Chan, espera que a operação possa salvar milhões de pessoas através do aumento de medidas de prevenção já testadas com sucesso, como a taxação do tabaco, a redução do sal na comida, a deteção e tratamento de situações de risco e o fortalecimento dos serviços de saúde primária. Nos Estados Unidos da América, por exemplo, a aplicação destas medidas reduziu em 40 por cento o número de mortes por doenças cardíacas.


Fátima Missionária

Comentários