Pular para o conteúdo principal

Como o ensino bilíngue beneficia as crianças

No Colégio Santa Cecília, o ensino bilíngue está presente em turmas da educação infantil MATEUS DANTAS
“Which fruit is this?”, perguntou a professora Letícia Santana, no Colégio Santa Cecília, na Aldeota, ao mostrar a figura de uma laranja. Liz Vasconcelos, de seis anos, responde prontamente: “Orange, teacher!”. Liz é aluna de uma das escolas de Fortaleza que têm investido em ensino bilíngue já na educação infantil. Nessas escolas, os estudantes têm, pelo menos, uma aula diária da língua inglesa.

Na Escola Canadense Maple Bear, na Sapiranga, as crianças têm, até os 4 anos, todas as disciplinas ensinadas em língua estrangeira. No ensino fundamental, 50% do turno é em inglês, incluindo o ensino de ciências e matemática. O restante das aulas ocorre em português. “A vantagem é a plasticidade cerebral. A criança desenvolve raciocínio mais rápido e aguçado, o que auxilia em outras disciplinas”, explica a diretora, Raquel Fiúza.
A partir dos dois anos, as crianças já têm aulas de inglês no colégio Ari de Sá Cavalcante. “O ensino bilíngue começou em fevereiro deste ano e os alunos já estão levando para casa os resultados”, informa a coordenadora de Língua Inglesa, Florice Gogadze.
No Christus, o ensino bilíngue é, para as crianças, uma grande brincadeira e foi iniciado em 2015, até o 5º ano. Os alunos têm aulas inteiras em inglês de educação física e artes. “Nos reunimos na quadra e fazemos a acolhida em inglês. A informação é passada para a criança de forma prazerosa”, garante Maria Luíza Cialdini, coordenadora do inglês da escola.
O Colégio 7 de Setembro tem o programa bilíngue desde 2008 para crianças do tempo integral até o 5º ano. Pela manhã, as aulas são regulares. À tarde, as crianças são acompanhadas por monitores que falam inglês. Também têm duas horas de aula por dia na língua estrangeira.
Escola pública, o Instituto Cearense de Educação de Surdos, na Aldeota, ensina a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), como língua materna dos estudantes, e o português escrito.
Serviço
Colégio Santa Cecília: 3064 2377
Colégio Farias Brito: 3464 7788
Colégio 7 de Setembro: 3277 1696
Colégio Ari de Sá Cavalcante: 3477 2000
Colégio Christus: 3277 1515
Maple Bear Escola Canadense: 3312 4058
Instituto Cearense de Educação de Surdos (ensino de libras e português): 3101 1391
ANGÉLICA FEITOSA

O Povo

Comentários