Pular para o conteúdo principal

Férias em Aracati: harmonia com a natureza

por Melquíades Júnior - Repórter
Os passeios de buggy são feitos por guias credenciados. Os veículos levam os turistas para conhecer o litoral de Aracati mostrando suas belezas naturais que compõem uma das principais áreas da Rota das Falésias ( Foto: Thiago Gadelha )
O esplendor de um lugar, para ser medido, vale-se de todos os sentidos. Uma imagem pode valer mais (ou menos) do que mil palavras, a depender de quem fala e quem ouve. Quer conhecer as praias de Aracati? Então aguce os sentidos e prepare-se para o espetáculo composto por dunas, falésias, sol e mar. E mais: um povo hospitaleiro, cheio de boas histórias para contar e encantar.
Esse texto é escrito por quem já visitou Canoa Quebrada não menos que cem vezes, e outros tantos as praias de Majorlândia e Quixaba, também em Aracati, no Litoral Leste do Ceará. O mar é o mesmo, mas só ele. Porque o resto é diverso, e está aí uma das belezas do lugar. As falésias não se repetem.
O colorido das areias de Majorlândia, que de tanto variar dá para engarrafar com arte, alcança um tom de vermelho alaranjado quando chega a Canoa Quebrada.
A sonoridade também é outra: enquanto em Canoa o vento compartilha ouvidos com reggae, forró e música eletrônica, em Majorlândia ou Quixaba o vento é imperador, com exceção de datas mais festivas, em que disputa espaço com o som de carros. Mas se é tranquilidade o que se procura, as três oferecem em abundância.
Mesmo para quem já conhece bem Canoa Quebrada, sempre vale a pena dar uma passada na Vila Estêvão (no fim da Rua Dragão do Mar, só andar mais 500 metros). De lá se vê a praia de perfil, com os parapentes serpenteando o céu e as ondas, beijando as falésias quando a maré está alta.
Mas, como em todo paraíso, é preciso ter cuidado para preservar o que ele tem de mais valioso, motivo pelo qual os turistas são convidados a preservarem o local que visitam. O mesmo vale para a famosa Rua Dragão do Mar, a popular Broadway, onde as noites são sempre mais animadas.
d
Jangadeiros locais conduzem os visitantes em passeios pela orla de Aracati. Do mar, é possível ver o desenho traçado pelas falésias (Foto: Thiago Gadelha)

Com empatia, é possível pertencer ao lugar de onde não somos. Prova disso foi a visita de um dos ícones mundiais do Reggae e Rastafari, o músico jamaicano Cedric Myton, que improvisou o clipe "Canoa Quebrada". Sua paixão pode ser conferida no YouTube e em diversos pontos turísticos do lugar.
Dica de festa em Canoa? Neste começo de janeiro, como em todos há mais de 20 anos, acontece a cultural "Viva os Reis" (faz referência ao Dia de Reis), uma festa que reúne nativos, migrantes e turistas, todos num só balaio e com repertório de MPB, numa festa à fantasia.
aracati
Para os turistas que buscam aventura, uma boa opção é experimentar o voo de parapente na praia de Canoa Quebrada (Foto: Kleber A. Gonçalves)

Segundos destinos
Mas se o desejo é vivenciar a tranquilidade de uma vila de pescadores, em Majorlândia e Quixaba dá para armar uma rede e ver o barco chegar com o pescado direto para as barracas de praia. Beijupirá, em postas, ou Cioba, com pirão e salada, dão uma vontade de se deixar por lá.
A praia de Quixaba é uma opção para quem quer ir além da agitação típica de Canoa, onde, seja dia ou noite, há sempre uma opção diferente de diversão.
Não por acaso, Quixaba fica depois para quem chega de Fortaleza. No local, forte na pesca, a beleza do lugar pode ser conferida sem badalação. Para quem gosta de comer bem, o local não deixa a desejar. Prova disso é a realização do Festival do Camarão da Quixaba, evento gastronômico que movimenta o vilarejo e tem tudo para conquistar novos apoiadores.
E se a paisagem muda conforme as marés, o que se mantém intacto é o amor dos moradores pelo lugar. Assim é em Majorlândia, praia de chão branco e falésias que parecem esculpidas. Algumas até inspiraram o artista plástico Toinho Carneiro, que as retratou.
Para quem é visita, souvenir melhor não há do que as garrafinhas de areia colorida. O "freguês" escolhe: pode ser tanto uma paisagem como o próprio retrato, sob encomenda.
E se parecer que um dia basta, espere então para ver o pôr do sol no Morro do Urubu e a lua cheia espelhar na água do mar.
Praias
Canoa Quebrada
Comece o dia com um passeio de buggy para conhecer as outras praias de Aracati. No local também é possível fazer um voo de parapente ou passear de jangada. Para almoçar, experimente as delícias servidas na barraca Chega Mais Beach. No fim de tarde, a duna do pôr do sol é o ponto de encontro para moradores e turistas. À noite, siga para Broadway onde acontecem as baladas e onde ficam concentrados os bares e restaurantes.
Majorlândia
Com dunas de várias cores, o local pede um passeio a pé para apreciar as belezas naturais. Na vila dos pescadores encontra-se o típico artesanato da região: as garrafinhas com desenhos feitos em areia colorida. À beira-mar, as barracas cercadas por coqueirais e falésias ornamentadas servem petiscos típicos a preços camaradas.
Quixaba
A tranquilidade dá o tom nessa praia de águas calmas, onde o vento sopra o ano inteiro e os moradores estão sempre prontos para receber os visitantes. Aproveite para provar os camarões servidos no local.

Comentários