Voz da Amazônia: a condição das mulheres no Amapá

Aldinéia Machado Gomes, membro do Fórum de Mulheres do Mercosul Brasil no Amapá
Aldinéia Machado Gomes, membro do Fórum de Mulheres do Mercosul Brasil no Amapá
Aldinéia Gomes relata à Voz da Amazônia a condição das mulheres no estado do Amapá: abandono, invisibilidade, tráfico humano para fins de prostituição e violência.
 
Cristiane Murray - Cidade do Vaticano
Projeto Voz da Amazônia escuta as lideranças dos povos da floresta sobre suas lutas ,e os desafios de suas comunidades, suas resistências, suas conquistas e suas esperanças. Hoje vamos ao Amapá.
“ Abandono. Invisibilidade. Tráfico humano. Violência. Prostituição. Ausência de políticas públicas ”
Essas são palavras pronunciadas por Aldinéia Machado Gomes, membro do Fórum de Mulheres do Mercosul Brasil no Amapá, que a reportagem do Projeto encontrou.
O que angustia Aldinéia é que o abandono, a invisibilidade, o tráfico humano para fins de prostituição e a violência, consequências da ausência de políticas públicas, são a realidade e a condição de vida de um significativo número de mulheres no interior da Amazônia brasileira. E quando chegam os grandes projetos a serem implementados na região, o drama se torna ainda maior.
Segundo Aldinéia, a ausência de políticas públicas voltadas para a mulher dificulta a garantia de direitos e enfraquece as lutas das mulheres no estado. Ela conta que, com os grandes projetos, a prostituição e o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual, que já não eram novidade naquela região, se agravaram.
Para aprofundar esse tema, sugerimos o pertinente texto da Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia, Marcia Oliveira: “Tráfico de Mulheres na Amazônia: resquícios do colonialismo”.
A equipe do Voz da Amazônia é formada pela Irmã Osnilda Lima, assessora de imprensa da REPAM-Brasil, o documentarista da Verbo Filmes, Gaspar Guimarães e Paulo Airton Maia, fotógrafo do Instituto Humanitas da Unicap.  

Comentários

Mais Visitadas

As dores da humanidade

Intolerância: arma dos preconceituosos

Começa em todo o país a 12ª Primavera dos Museus

14 etnias não têm seu idioma original preservado no Estado do Ceará

Adjetivando a vida