Pular para o conteúdo principal

Ciudad Juarez: escultura do papa ao lado do muro

'São cidades unidas que não podem ser separadas por um muro e nem por um rio. A comunidade humana não tem fronteiras', diz autor de escultura na fronteira.
Estátua é símbolo de paz.
Estátua é símbolo de paz. (AFP)

 A fronteira do México com os Estados Unidos, no local visitado pelo Papa em sua visita em 2016, ganha nesta sexta-feira (17/02), uma homenagem àquele evento: uma escultura de 4 metros do Pontífice, realizada por um artista mexicano.
Pedro Francisco Martinez explica que El Punto, no estado de Chihuahua, recebe este “símbolo de amor, bondade e solidariedade”, cujo braço esquerdo, paralelo ao Rio Bravo (a divisa entre os dois países), lança uma mensagem de esperança e “nos une a El Paso (a cidade texana do outro lado do confim). São cidades unidas que não podem ser separadas por um muro e nem por um rio. A comunidade humana não tem fronteiras”, garante o artista.
A inauguração da estátua foi às 17h locais, com a presença do Prefeito, Enrique Serrano, e uma exibição da Orquestra Azteca, formata por 120 jovens músicos. O evento foi encerrado com uma missa presidida pelo bispo, Dom José Guadalupe Torres.
Uma curiosidade: diante do entusiasmo da população quando soube da iniciativa de construir a estátua, o artista propôs a participação ativa dos moradores, a fim de que as pessoas se sentissem ‘presentes simbolicamente na obra, foram distribuídos caixotes para a coleta de chaves usadas. Os 300 kg de bronze arrecadados foram fundidos e utilizados.
Ainda em relação ao material, o artista quis que a imagem fosse completamente branca, evitando dourados, para ser ‘espiritual’ e não parecer ‘ostentosa’. Assim, instituições e construtoras locais doaram materiais de alta qualidade, como mármore e concreto.
A partir desse dia, ao lado do muro, a imagem do Pontífice recorda a todos o legado deixado naquela visita por um mundo de fé sem fronteiras. 

Rádio Vaticano

Comentários