Pular para o conteúdo principal

Adriana Calcanhotto deixa Brasil e vira professora em Portugal

Adriana Calcanhotto falará de música e poesia em faculdade de Portugal ( Divulgação )
A cantora, Adriana Calcanhotto, de 51 anos, é a nova professora da Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal. A artista deixou o Brasil e mudou, temporariamente, para Portugal, onde dará aulas abertas na Faculdade de Letras, onde já possui um gabinete exclusivo com biblioteca.
compositora e escritora gaúcha
Em 2015, ela sofreu uma perda pessoal, quando morreu sua companheira de 26 anos de relacionamento, a atriz e cineasta Susana Moraes, aos 74 anos, vítima de câncer no endométrio. Susana era a filha mais velha do compositor Vinicius de Moraes.
Em entrevista publicada neste sábado no jornal português "Diário de Notícias", Adriana falou sobre a experiência de viver em Portugal. "Larguei tudo no Brasil para viver essa maravilha. Jamais ousei sonhar com uma coisa dessas", contou a intérprete de "Esquadros", "Devolva-me" e "Mentiras".
Ela dará aulas sobre música e poesia a partir da próxima quarta-feira (dia 22), no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. Estão programadas cinco "master classes" (aulas ministradas por especialistas de notório saber) durante o período de um semestre, tempo de permanência da cantora em terras lusitanas. Ela também vai cantar durante as aulas, além de falar de trovadores medievais e contemporâneas, como o cantor e compositor americano Bob Dylan, Nobel de Literatura.
Adriana não tem curso superior. "Eu abandonei o colégio depois de repetir quatro vezes o mesmo ano, porque eu não ia à aula, ia à noite assistir aos músicos tocando, as pessoas cantando", disse ao jornal português. Ela ganhou duas vezes o Grammy latino: em 2006 com o álbum "Adriana Partimpim" e em 2010 com a canção "Tua".
Diário do Nordeste

Comentários