Pular para o conteúdo principal

Dupla fatura prêmio Nobel da literatura infantil

Eiko Kadono e Igor Oleynikov tiveram os nomes confirmados no primeiro dia da Feira do Livro Infantil de Bolonha, o mais importante evento do setor, que acontece até esta quinta (29)
Os dois vencedores do prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil, foram anunciados nesta segunda (26). Eiko Kadono e Igor Oleynikov tiveram os nomes confirmados no primeiro dia da Feira do Livro Infantil de Bolonha, o mais importante evento do setor.
Kadono nasceu em Tóquio em 1935 e tem ligação próxima com o Brasil. A autora viveu por aqui durante dois anos, quando tinha 25. O país inspirou um de seus trabalhos "Ruijinnyo Shonen, Burajiru o Tazunete" ("Brasil e Meu Amigo Luizinho"), sobre um garoto que adora dançar samba.
Vencedora de diversos prêmios e de uma obra que atinge mais de 200 trabalhos, ela é mais conhecida por "Majo No Takkyubin" ("Kiki's Delivery Service"), que foi adaptado para uma animação pelo diretor Hayao Miyazaki (de "A Viagem de Chihiro").
Distinção
Já o outro vencedor, Oleynikov, também é conhecido por sua interface com o cinema. Nascido em Moscou em 1953, ele começou a trabalhar com animações antes de ilustrar livros para crianças.
Foi em 1986 que passou a criar imagens para publicações infantis, sendo que hoje são mais de 80 livros para esse público - entre eles, edições de textos clássicos.
Seus personagens parecem saídos de mundos mágicos, transitando entre o humano e o animal.
Oleynikov e Kadono, que não têm livros atualmente no Brasil, receberão o prêmio no próximo congresso internacional da IBBY (International Board on Books for Young People), em agosto. A entidade entrega a distinção a cada dois anos em reconhecimento à trajetória de um escritor e de um ilustrador.
Nacional
O Brasil já teve três vencedores do Andersen. Lygia Bojunga, em 1982, e Ana Maria Machado, em 2000, ganharam na categoria texto. Roger Mello, em 2014, foi o primeiro latino-americano a vencer na categoria ilustração - e, por enquanto, o único. Neste ano, o país indicou Marina Colasanti e Ciça Fittipaldi ao prêmio - mas seus nomes não ficaram entre os finalistas.
*A Feira de Bolonha acontece até quinta (29) na cidade italiana.
Diário do Nordeste

Comentários