Inscrições abertas para seminário sobre enfrentamento de perdas e processo de luto

O evento, aberto ao público, ocorrerá no dia 7 de abril, das 8h às 18h, no auditório do Hospital Haroldo Juaçaba, em Fortaleza
Foto: Reprodução / Pixabay
O Projeto Integrado de Pesquisa e Extensão em Perdas, Luto e Separação (Plus+), vinculado ao Departamento de Enfermagem (Denf) da Universidade Federal do Ceará, está recebendo inscrições, pelo e-mail amasplus@yahoo.com.br, para o XIII Seminário Enfrentamento de Perdas, Processo de Luto (Plus+).
O evento, aberto ao público, ocorrerá no dia 7 de abril, das 8h às 18h, no auditório do Hospital Haroldo Juaçaba (Rua Papi Júnior, 1222, 6º andar, Rodolfo Teófilo), em Fortaleza.
A palestra de abertura tem como tema “Enfrentamento de perdas e do luto e aconselhamento do luto” e será ministrada pela Profª Angela Maria Alves e Souza, do Denf.
Em seguida, o Prof. Michell Ângelo Marques Araújo, do mesmo departamento, fala sobre “Cuidado espiritual”. Ainda na parte da manhã, a psicóloga clínica Mohana Barbosa Oliveira faz palestra sobre “Perdas e estresse pós-traumático”.
Às 12h30min, haverá intervalo, e a programação é retomada à tarde com as seguintes palestras: “Comunicação de más notícias”, com a Profª Angela Maria Alves e Souza; “Experiência de quase morte / espiritualidade e finitude”, com a Profª Eliane Oliveira, neonatologista da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), da UFC; “Suicídio: luto de familiares” e “História dos cemitérios”, novamente com a Profª Angela Maria Alves e Souza; “Doação de órgãos”, com o Prof. João Bosco Cavalcante-Filho, enfermeiro assistencial e docente da UFC; “Abordagens psicossociais na morte e nas fases do ciclo vital”, também com a Profª Angela. Encerrando o seminário, o jornalista Nonato Albuquerque fala sobre “Morte e mídia”.
O seminário conta com 100 vagas e terá duração de 40 horas. Para totalização, serão somadas as 10 horas presenciais do evento a 30 horas não presenciais, que incluem interpretação individual de filmes a serem escolhidos pelos participantes. As produções sugeridas são Mar adentro e O show deve continuar (sobre luto); Uma lição de vida e Antes de partir (com temas relativos à psico-oncologia); e As invasões bárbaras e Minha vida (com questões de bioética).

Inscrições

Para obter informações sobre taxa de inscrição, as pessoas interessadas podem encaminhar mensagem para o e-mail amasplus@yahoo.com.br. Para efetuar a inscrição, devem enviar nome completo, nome da instituição ou empresa onde estudam ou trabalham, telefones de contato, endereço pessoal com CEP e e-mail. Os organizadores pedem também que o participante responda por que se interessou pelo seminário e como soube do evento.

Serviço

XIII Seminário Enfrentamento de Perdas, Processo de Luto (Plus+)
Dia 07 de abril de 2018 das 08 às 18h
Local: Hospital Haroldo Juaçaba (Rua Papi Júnior, 1222, 6º andar, Rodolfo Teófilo), em Fortaleza.

Boa Notícia

Comentários

Mais Visitadas

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Herança do governo golpista