Pular para o conteúdo principal

Inscrições abertas para seminário sobre enfrentamento de perdas e processo de luto

O evento, aberto ao público, ocorrerá no dia 7 de abril, das 8h às 18h, no auditório do Hospital Haroldo Juaçaba, em Fortaleza
Foto: Reprodução / Pixabay
O Projeto Integrado de Pesquisa e Extensão em Perdas, Luto e Separação (Plus+), vinculado ao Departamento de Enfermagem (Denf) da Universidade Federal do Ceará, está recebendo inscrições, pelo e-mail amasplus@yahoo.com.br, para o XIII Seminário Enfrentamento de Perdas, Processo de Luto (Plus+).
O evento, aberto ao público, ocorrerá no dia 7 de abril, das 8h às 18h, no auditório do Hospital Haroldo Juaçaba (Rua Papi Júnior, 1222, 6º andar, Rodolfo Teófilo), em Fortaleza.
A palestra de abertura tem como tema “Enfrentamento de perdas e do luto e aconselhamento do luto” e será ministrada pela Profª Angela Maria Alves e Souza, do Denf.
Em seguida, o Prof. Michell Ângelo Marques Araújo, do mesmo departamento, fala sobre “Cuidado espiritual”. Ainda na parte da manhã, a psicóloga clínica Mohana Barbosa Oliveira faz palestra sobre “Perdas e estresse pós-traumático”.
Às 12h30min, haverá intervalo, e a programação é retomada à tarde com as seguintes palestras: “Comunicação de más notícias”, com a Profª Angela Maria Alves e Souza; “Experiência de quase morte / espiritualidade e finitude”, com a Profª Eliane Oliveira, neonatologista da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), da UFC; “Suicídio: luto de familiares” e “História dos cemitérios”, novamente com a Profª Angela Maria Alves e Souza; “Doação de órgãos”, com o Prof. João Bosco Cavalcante-Filho, enfermeiro assistencial e docente da UFC; “Abordagens psicossociais na morte e nas fases do ciclo vital”, também com a Profª Angela. Encerrando o seminário, o jornalista Nonato Albuquerque fala sobre “Morte e mídia”.
O seminário conta com 100 vagas e terá duração de 40 horas. Para totalização, serão somadas as 10 horas presenciais do evento a 30 horas não presenciais, que incluem interpretação individual de filmes a serem escolhidos pelos participantes. As produções sugeridas são Mar adentro e O show deve continuar (sobre luto); Uma lição de vida e Antes de partir (com temas relativos à psico-oncologia); e As invasões bárbaras e Minha vida (com questões de bioética).

Inscrições

Para obter informações sobre taxa de inscrição, as pessoas interessadas podem encaminhar mensagem para o e-mail amasplus@yahoo.com.br. Para efetuar a inscrição, devem enviar nome completo, nome da instituição ou empresa onde estudam ou trabalham, telefones de contato, endereço pessoal com CEP e e-mail. Os organizadores pedem também que o participante responda por que se interessou pelo seminário e como soube do evento.

Serviço

XIII Seminário Enfrentamento de Perdas, Processo de Luto (Plus+)
Dia 07 de abril de 2018 das 08 às 18h
Local: Hospital Haroldo Juaçaba (Rua Papi Júnior, 1222, 6º andar, Rodolfo Teófilo), em Fortaleza.

Boa Notícia

Comentários