Feira do Livro de Sobral inicia hoje com palestra de Maurício de Souza

Socorro Acioli, escritora. (Foto: Deivyson Teixeira/em 27/7/2013)
Escritores de diferentes origens e pulsões literárias se encontram a partir de hoje, 7, na primeira edição da Feira do Livro de Sobral. Em apenas um espaço, o evento vai colocar na mesma rota de colisão nomes como Ana Miranda, Socorro Acioli, Talles Azigon, Raymundo Netto, Carmélia Aragão e o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa. O evento, que é gratuito, acontece no Centro de Convenções de Sobral e vai até quinta-feira, 9.
Mendes Júnior, um dos organizadores da feira, destaca a necessidade de aproximar as populações do livro como bem físico. “Queremos que a população de Sobral converse mais sobre livros, compartilhe com a família e os amigos estas experiências e seja atraído, apaixone-se. Queremos, ainda, dentro de uma missão que nos impusemos, diminuir a distância entre o livro - ‘objeto’ que ainda provoca medo - e o olhar do futuro leitor”, diz. A ligação entre livro e leitor vai passar pela presença de uma figura determinante no processo de leitura: o autor. “Esse tipo de evento é importante pelo fato de expor nossa arte e de permitir que os escritores falem sobre o seus trabalhos e, consequentemente, se aproximem mais dos leitores”, aposta Mika Andrade, que é natural de Fortaleza e vai desembarcar em Sobral para falar sobre experiências literárias, leitura solitária e ideias compartilhadas. Ela vislumbra que, para além dos três dias de intensa programação, a feira é importante por plantar uma semente para mais ações, programas e projetos. Após o anúncio da feira, ela diz, uma livraria começou um clube de leitura na cidade, por exemplo. “Isso é sinal do quanto é importante fomentar literatura, conversar sobre ela e incentivar”, explica Mika.
Em Sobral, argumenta Yves Gurgel, também da organização da Feira do Livro, houve destaque em índices de educação por vários anos. “Vimos que um evento como a feira do livro se faz indispensável e necessário na condição de impulsionador educacional, cultural e comercial”, diz. Dentro da programação haverá venda de obras, bazares de livros usados e café literário.
O gene que originou a primeira edição da feira - explica a escritora Carmélia Aragão, natural de Sobral - veio de debates feitos entre diferentes agentes do circuito artístico da cidade. Dentro de qualquer município, de maior ou menor porte - argumenta Carmélia, são necessários eventos e programações que fomentem o livro, a leitura e o encontro de quem lê com com quem produz literatura. O Plano Nacional do Livro e de Leitura já aponta como necessárias, em todas as cidades brasileiras, ações como feiras, bienais e encontros, lembra Carmélia.
Um dos destaques da programação em Sobral é Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. “Ele foi a porta de entrada da maioria dos brasileiros no universo da leitura, assim nada mais simbólico do que trazê-lo para nossa primeira edição da feira”, explica Yves Gurgel. Maurício faz palestra, hoje, às 20 horas. “Óbvio que o maior número de escritores e palestrantes são de Sobral, promover os escritores locais foi o cerne de toda a feira. Porém é preciso trazer experiências de fora para haver troca de contatos e experiências, diálogos aprofundados e, até mesmo, incentivo para continuarem a escrever. Sabemos que não é fácil”, diz Yves.
DESTAQUES DA FEIRA
Terça-feira, 7
17 horas - mesa de autores com Totonho Laprovitera, Rogeane Morais, Luís Boto, Lima da Farmácia e Glen Adison
20 horas - palestra com Mauricio de Sousa
21 horas - apresentação musical de Flávia Coelho
Quarta-feira, 8
19 horas - documentário História das HQ’s no Ceará, com Raymundo Netto
20 horas - palestra sobre literatura na infância com Annita Moura, Marcelino Júnior e Thamila Santos
21 horas - palestra sobre produção audiovisual de baixo orçamento com Arthur Ziegler
Quinta-feira, 9
16 horas - aulas gratuitas de línguas estrangeiras
20 horas - encontro com Ana Miranda e Mendes Jr.
21 horas - apresentação musical de Maciel Melo
SERVIÇO
1ª Feira do Livro de Sobral
Quando: 7, 8 e 9 de novembro
Onde: Centro de Convenções de Sobral (avenida Dr. Arimatéia Monte e Silva, 300 - Campo dos Velhos - Sobral)
Programação completa: http://bit.ly/2zhyV4Q
Outras informações: facebook.com/FeiradoLivrodeSobral
Entrada gratuita

ISABEL COSTA

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado