Pular para o conteúdo principal

Paz e Justiça - Totó

Gonzaga Mota*

Após a realização do Fórum Econômico Mundial de Davos, para que algumas sugestões e observações não caiam no vazio, é importante entendermos que os dois grandes problemas do nosso tempo são as questões envolvendo a paz e a justiça social. São problemas interdependentes abrangendo, principalmente, aspectos dos direitos humanos. 

Destacam-se como fundamentais os direitos à vida e à liberdade, como também o de se ter o mínimo indispensável para alcançar a cidadania. Ações de política econômica precisam ser concebidas visando buscar uma melhor justiça distributiva, consequentemente uma organização socialmente justa. 

Santo Tomás de Aquino em sua "Summa Theologica" levou a dimensão moral mostra a necessidade de se fazer o que era correto acima do que seria simplesmente ganhar dinheiro. Vivemos dias de expectativas, para não dizer de intranquilidade e angústia, no contexto mundial. Em todas as nações, da mais rica as mais pobres, existem problemas relacionados também com a falta de racionalidade. No século XXI é cada vez maior a quantidade de pessoas estudando filosofia, particularmente metafísica, visando encontrar os princípios da realidade e do conhecimento, ou seja, a verdade. 

A necessidade de buscarmos e executarmos atitudes sedimentadas no diálogo e no entendimento evitaria o surgimento de fundamentalistas, bem como a prática de atos incompatíveis com a ética. Não podemos mais conviver com guerras, terrorismo, disputas inócuas, enfim, com qualquer tipo de violência política, social, econômica, etc. A intolerância leva ao comportamento irracional.


*É membro da  Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, poeta, escritor, professor da UFC e ex-governador do Ceará



Comentários