Pular para o conteúdo principal

A paz, um compromisso diário

Padre Geovane Saraiva*
No mundo atual, profundamente marcado pela ausência de paz, nos conflitos, guerras e derramamento de sangue, ouvimos gritos de dor e de sofrimento, num grande clamor de toda ordem e natureza. Jesus Nosso Senhor é aquele que se apresenta ao mundo, revelando-nos o projeto do Pai, oferecendo generosamente uma resposta às pessoas desejosas de paz, nas palavras de Francisco: “A paz é um compromisso diário. Ao vermos a Criança na manjedoura, nossos pensamentos se voltam àquelas crianças que são as vítimas mais vulneráveis das guerras, mas pensamos também nos idosos, nas mulheres, nos doentes. A guerra destrói e fere muitas vidas. Deus é paz: vamos pedir a Ele que nos ajude a sermos agentes da paz a cada dia, nas nossas vidas, nas nossas famílias, nas nossas cidades e nações, em todo o mundo”.

Ele está a dizer-nos algo que tem a endireitar, a fim de que se cumpra seu projeto de amor, num espaço de tempo não longe e distante, não no final dos tempos, mas aqui e agora. Catástrofe, destruição, estrelas e astros caírem dos céus não são elementos e acontecimentos conclusivos da história (cf. Mc 13, 24-32). O que realmente deve ser necessário cair e colocar no chão são as estrelas e os ostros catastróficos do nosso egoísmo e orgulho, com os frutos que nos torna insensíveis aos problemas dos irmãos famintos, do desempregado, daqueles que lutam por um pedaço de chão e pelos seus direitos mais elementares.

Animados pela fé, a partir de Jesus, que ensina-nos a buscar a paz verdadeira e duradoura, ao declarar-se pão da vida, cumprindo inteiramente a vontade do Pai, quando sacia e mata a fome da humanidade, no amor consequente, no qual tudo se transforma em dom e partilha, é que nos associamos às promessas divinas, a fim de prestarmos conta de todos os nossos compromissos, na satisfação de sermos cristãos, nas palavras do Papa Francisco: “A nossa alegria não nasce do fato de possuirmos muitas coisas, mas de termos encontrado uma Pessoa: Jesus, de sabermos que, com Ele, nunca estamos sozinhos” (...).

Eucaristia é dom, sacrifício, solidariedade e fonte de reconciliação. Aprendemos no catecismo que a missa é o sacrifício incruento, isto é, sem derramamento de sangue, oferecido por Nosso Senhor Jesus Cristo através do ministro, do sacerdote. Quando celebramos a eucaristia, a Santa Missa, devemos ter a consciência clara de que se realiza o sacrifício de Jesus, que morreu na cruz, no calvário e que ressuscitou três dias depois.

“Graças” e “distribuição” são os elementos fundamentais na instituição da Eucaristia, a partir do Evangelho da multiplicação dos pães (cf. Jo 6, 1-12; Mc 6, 34-44; Mt 14, 13-21), porque nos revela o aspecto mais belo e maravilhoso de Jesus, preocupado com a criatura humana, num passado longínquo e, hoje igualmente, de libertar de todo o mal. Jesus, na sua obediência à vontade do Pai, matando a nossa fome, quer ver-nos acordados e atentos, para que nosso interior, totalmente livre, conduza à história pelo caminho correto, no grande desejo de Deus Pai, da sociedade nova e restaurada.

Por isso, nunca iremos nos cansar de falar de Dom Helder Câmara, no seu grande ardor e entusiasmo de místico na luta por justiça e paz, um homem profundamente marcado pela graça de Deus, no seu trabalho bem articulado e amor acendrado à Igreja pobre e servidora, consubstanciado aqui na sábia frase do Teólogo José Comblin: “Sou daqueles que tem a convicção de que os escritos de Dom Helder ainda serão fonte de inspiração na América Latina, daqui a mil anos”.

Concluo, guardando no íntimo do coração a mensagem de otimismo e esperança, deixada por esse pastor grandioso e amigo dos empobrecidos, o artesão da paz e cidadão planetário, bispo brasileiro mais influente no Concílio Vaticano II, ao abrir um caminho de esperança e renovação, na sua opção de profeta,  marcada pela  coerência, em favor dos sofredores, num desejo de mudança: “Se não engano, nós, os homens da Igreja, deveríamos realizar dentro da Igreja as mudanças que exigimos da sociedade”.

*Padre da Arquidiocese de Fortaleza, escritor, colunista, blogueiro, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE) e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal - Pároco de Santo Afonso -geovanesaraiva@gmail.com

Comentários