Pular para o conteúdo principal

Autoridades abrem Congresso Franco-Brasileiro

  domtotal.com

Solenidade foi realizada na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Programação prossegue nesta terça e quarta-feiras, na Escola Superior Dom Helder Câmara.
Com a presença do diretor do Centro de Estudos Internacionais em Propriedade Intelectual (CEIPI) da Universidade de Strasbourg, professor Yves Reboul, e outros grandes nomes do Direito francês e brasileiro, a Escola Superior Dom Helder Câmara abriu, na manhã desta terça-feira (8), o I Congresso ‘As funções dos Direitos de Propriedade Intelectual no século XXI’. O evento é promovido em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que sediou a cerimônia de abertura, o CEIPI e a Compagnie Nationale des Conseils en Propriétés Industrielle (CNCPI).

Para compor a mesa solene, foram convidados os professores Amanda Flávio de Oliveira, diretora da Faculdade de Direito da UFMG; Rodrigo Gava, presidente da Rede Mineira de Propriedade Intelectual e pesquisador da Universidade Federal de Viçosa; Maria Fernanda Salcedo Repolês, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG; e Élcio Nacur Rezende, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Dom Helder Câmara, representando o reitor da instituição, professor Paulo Umberto Stumpf. Também participaram Célio Cabral de Souza Júnior; gerente de Apoio à Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (Sistema FIEMG); e os professores Roberto Luís Silva, coordenador geral do evento representando o Brasil, e Yann Basire, coordenador geral do evento representando a França.

“Dentro das minhas atribuições como diretora desta casa, a que acontece neste momento é uma das mais felizes: ser testemunha de um espaço de discussão tão rico, com pessoas capazes, amigos queridos e instituições de tamanha relevância. Desejo sucesso ao evento e parabenizo pela iniciativa, em especial à professora Jamile Bergamaschine Mata, que se empenha na organização há quase um ano, ao professor Élcio, aos colegas franceses e a todos os participantes”, afirmou a professora Amanda Flávio de Oliveira, da UFMG.

Em seguida, em nome da Dom Helder Câmara, o professor Élcio Nacur Rezende destacou a importância da parceria entre as instituições francesas e brasileiras, que possibilitou a realização do congresso, e agradeceu a todos pelo empenho. “Tenho certeza que todos nós aprenderemos muito com a contribuição dos professores franceses”, destacou.

Congresso

O evento tem como principal finalidade apresentar as inovações, problemas e soluções relacionadas com a extensão e limites dos direitos de propriedade intelectual no mundo atual. “Estamos trabalhando diante de uma perspectiva europeia e brasileira, o que permite uma analise de direito comparado”, comenta o professor Élcio Nacur Rezende. As atividades prosseguem na tarde desta terça-feira (8) e nesta quarta-feira (9), conforme a programação disponível na página do evento.
Redação Dom Total

Comentários