Pular para o conteúdo principal

China:Hamilton vence com tranquilidade

De ponta a ponta, inglês triunfa pela terceira vez seguida em 2014; Rosberg completa dobradinha da Mercedes e mantém liderança no campeonato; brasileiro chega em 15º

Por Xangai, China

Se na corrida anterior, no Bahrein, Lewis Hamilton teve que suar para conter as investidas de Nico Rosberg e sair vitorioso, neste domingo, no GP da China, o britânico da Mercedes não deu a mínima chance para os adversários. Largando na pole position, faturou a prova com extrema facilidade, de ponta a ponta. Com o terceiro triunfo seguido em quatro corridas, o campeão mundial de 2008 chegou aos 79 pontos no campeonato, mas mesmo assim não assumiu a liderança do campeonato, pois seu companheiro Nico Rosberg completou a dobradinha das Flechas de Prata, ao se recuperar após ter caído para a sétima posição na largada. Com o 25º triunfo na carreira, Hamilton ultrapassou a lenda Juan Manuel Fangio e se igualou a outros dois gigantes, Jim Clark e Niki Lauda, como o oitavo piloto com mais vitórias na Fórmula 1. No primeiro GP sob o comando do novo chefe da Ferrari, Marco Mattiacci, o espanhol Fernando Alonso, com uma atuação consistente, levou o carro vermelho a um inédito pódio em 2014.
Felipe Massa, que chegou a ser tocado por Alonso na largada, poderia estar brigando com o espanhol por um lugar no pódio, mas um problema em seu primeiro pit stop prejudicou completamente sua corrida. Os mecânicos da Williams tiveram dificuldades para fixar as rodas traseiras de seu carro e o brasileiro ficou uma “eternidade” nos boxes, caindo para a última posição. No fim, completou em 15º, longe da zona de pontuação.
hamilton  gp china fórmula 1 (Foto: Getty Images)Lewis Hamilton comemora a vitória no pódio do GP da China (Foto: Getty Images)
Quem ameaçou o pódio de Alonso foi um - mais uma vez - inspirado Daniel Ricciardo. O australiano da RBR chegou a ser superado por Sebastian Vettel no início, mas imprimiu um bom ritmo e forçou o tetracampeão mundial, pela segunda prova seguida, a receber ordem dos boxes para abrir caminho. O alemão chegou em quinto, seguido por Nico Hulkenberg (Force India) e Valtteri Bottas (Williams). Novamente discreto, Kimi Raikkonen completou a prova na oitava posição. Sergio Pérez (Force India) e Daniil Kvyat (STR) completaram a zona de pontuação.
Massa é tocado por Alonso na largada
Partindo de sexto, Massa largou bem mais uma vez. O brasileiro colocou por dentro do pelotão, e vinha ganhando posições até levar um toque involuntário de Alonso, não saindo da prova por pouco. Hamilton manteve a ponta, enquanto Vettel passou Ricciardo e assumiu o segundo lugar. O australiano da RBR também perdeu a posição para Alonso. A decepção ficou por conta de Rosberg. Com problemas de leitura na telemetria de seu carro, o alemão da Mercedes foi engolido pelos rivais, caindo para sétimo e tocando em Bottas.
Felipe Massa é tocado por Fernando Alonso na largada do GP da China (Foto: AFP)Felipe Massa é tocado por Fernando Alonso na largada do GP da China (Foto: AFP)

Com o bom carro da Mercedes, Rosberg recuperou terreno rapidamente. Primeiro, deixou Hulkenberg para trás. Pouco tempo depois, ultrapassou Massa e assumiu a quinta posição. O primeiro abandono da prova ficou por conta de Adrian Sutil, na volta 7, com problemas em sua Sauber. Lá na frente, Hamilton voava, abrindo quase 10 segundos para Vettel em dez voltas.
Problema em pit stop atrapalha Massa
Felipe Massa foi para os boxes na volta 11 e teve problemas em seu pit stop. Os mecânicos tiveram muita dificuldade para fixar a roda traseira esquerda, fazendo o brasileiro ficar por uma “eternidade” esperando. Ele retornou à pista em último, mais de dez segundos atrás do penúltimo colocado, com a corrida completamente prejudicada. A Williams suspeita que o toque com Alonso pode ter danificado o carro de Felipe.
Enquanto Hamilton e Ricciardo adiavam ao máximo suas primeiras paradas, Alonso ganhou a posição de Vettel nos boxes. Líder, o britânico da Mercedes, enfim, fez seu pit stop na volta 18, pouco depois de dar uma escapadinha de pista com os já desgastados pneus macios. Ele voltou 3s à frente do espanhol da Ferrari. Rosberg foi outro que ganhou colocação na parada, empurrando Ricciardo para o quinto lugar. Após 20 voltas, Hulk, Bottas, Raikkonen, Grosjean e Pérez completavam o top 10. Nesse momento, Massa era o 19º.
Rosberg chegou rapidamente em Vettel. Mas o alemão da RBR vendeu caro a terceira posição para o compatriota da Mercedes. No embalo, Ricciardo também se aproximou do tetracampeão. Sebastian, então, ouviu no rádio, pela segunda corrida seguida, para abrir passagem para o companheiro. Mas Vettel não deu muita bola para a ordem da equipe e ofereceu resistência para Ricciardo, que conseguiu passar pouco depois. Sem a quarta marcha, Grosjean tinha dificuldades para se manter na pista e recolheu para os boxes.
Com metade da prova completada, Hamilton sobrava, 15s à frente de Alonso. Enquanto isso, Rosberg forçava o ritmo para se aproximar do piloto espanhol. Ricciardo vinha em quarto, abrindo de Vettel, o quinto. Em corrida de recuperação, Massa era o 16º.
Em cena inusitada, Vettel – com pneus desgastados – foi deixado para trás pela Caterham de Kobayashi, que estava uma volta atrás. Pelo rádio, o alemão reclamou de ter sido ultrapassado pelo retardatário: “Está de brincadeira. Ele me passou porque está com pneus melhores. Duas voltas depois isso vai mudar”.
Massa fez sua segunda parada e, dessa vez, não teve problemas, voltando na 17ª posição. Após a rodada de pit stops, Alonso manteve a segunda posição, à frente de Rosberg, enquanto Hamilton seguiu confortavelmente na ponta.
Rosberg, enfim, colou em Alonso e conseguiu a ultrapassagem sem dificuldades na volta 42, assumindo a segunda posição. Hamilton seguia na ponta com folga, com 15s de vantagem. O espanhol passou então a ser caçado por Ricciardo. 
O australiano não teve tempo para alcançar o espanhol da Ferrari, que terminou no pódio. Hamilton cruzou a linha de chegada para vencer de ponta a ponta, com 18s de vantagem para Rosberg, fechando a terceira dobradinha da Mercedes no ano. Massa completou a prova na 15ª posição.
Confira o resultado final do GP da China, válido pela 4ª etapa da temporada 2014:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1h36m52s810 (25 pontos)
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +18s686     (18)
3) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +25s765     (15)
4) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) +26s978     (12)
5) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +51s012     (10)
6) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) +57s581     (8)
7) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +58s145     (6)
8) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)  +1m23s990   (4)
9) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) +1m26s489   (2)
10) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) +1 volta    (1)
11) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +1 volta
12) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) +1 volta
13) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +1 volta
14) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) +1 volta
15) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +1 volta
16) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) +1 volta
17) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) +1 volta
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) +1 volta
19) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) +2 voltas
20) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) +2 voltas
Abandonaram:
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 27 voltas
Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 4 voltas 
Volta mais rápida: Nico Rosberg, com 1m40s402 na volta 39

Comentários