Pular para o conteúdo principal

São Paulo comemora seu fundador

São Paulo (RV) - Milhares de fieis lotaram na manhã do domingo, 6, a Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé), na Missa Solene em Ação de Graças pela Canonização de São José Anchieta, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, concelebrada por Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito, pelos bispos auxiliares, e pelo Clero presente na Catedral. 

As comemorações pela Canonização começaram às 9h30, em frente ao Pátio do Colégio, onde centenas de pessoas estavam concentradas, rezando, cantando e apreciaram o Musical “Anchieta para todas as Tribos”, da Comunidade Católica Shalom, para, depois, seguirem em procissão pelas ruas do cento de São Paulo com uma relíquia de Anchieta (pedaço do fêmur). Dom Odilo e o Padre Carlos Contieri, Diretor do Pátio do Colégio, rezaram diante da relíquia, antes da procissão.

Na Catedral da Sé também estavam autoridades militares e civis, entre eles Geraldo Alckmin, Governador de São Paulo; Fernando Haddad, Prefeito; Senador Eduardo Suplicy; o Deputado Federal Gabriel Chalita; além de José Renato Nalini, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado; e Ana Maria Marques Cintra, Reitora da PUC-SP.

Dom Odilo disse que todos são encorajados a imitar o exemplo de São José de Anchieta, e a crer que a santidade não está fora do alcance, a qual, em última análise, se expressa na profunda sintonia e comunhão com Deus. “Peçamos a Deus que nos dê a graça de olhar para São José de Anchieta e aprender dele as lições que nos ensina para os nossos dias e ter nele um companheiro, alguém que está ao nosso lado, também como um intercessor, que olha para as nossas necessidades e as apresentas a Deus”.

O Provincial da Província Centro-Leste do Brasil da Companhia de Jesus, Mieczyslaw Smyda, falou sobre a vida e obra de Anchieta, destacando os 44 anos de sua dedicação na missão evangelizadora dos Jesuítas no Brasil. “A convivência com os pobres, o diálogo evangelizador e a catequese foram grandes marcas deste nosso ‘Apóstolo do Brasil’. Ele aprendeu a servir aos diferentes e mais necessitados não pela imposição, mas pela atração e convencimento. Como vela, que se consome para irradiar a luz, calor e vida, assim se esvaziou a vida desse nosso Santo, em nossas terras.”

Haddad externou o orgulho que todos os paulistanos sentem pela Canonização de Anchieta e elogiou a vida do novo Santo do Brasil. “Anchieta deixou um legado no plano da cultura, da ética e do respeito à diversidade, que precisa ser resgatado”. Alckmin afirmou que Anchieta é exemplo de humildade, amor ao próximo, fé e de trabalho missionário não apenas para os católicos, mas a todos de boa vontade. 
No próximo dia 24 de abril, às 18h (horário de Roma), o Papa Francisco presidirá a Missa em Ação de Graças pela Canonização de Anchieta, na Igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma.

(BF/Arquidiocese de S. Paulo)

Rádio Vaticano 

Comentários