Pular para o conteúdo principal

Francisco recebe Primaz anglicano: engajamento comum contra tráfico de pessoas

Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira, 16, o Primaz da Comunhão Anglicana e arcebispo de Cantuária, Justin Welby. A visita de Welby a Roma, que começou sábado, 14, faz parte do engajamento do líder contra a escravidão e o tráfico de pessoas.

Walby esteve no Vaticano acompanhado de sua delegação e pelos Cardeais Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, e Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Iniciando seu discurso, o Papa disse esperar que este encontro contribua para reforçar as relações de amizade e seu grande compromisso na causa da reconciliação e da comunhão entre os cristãos.

Sobre o que estavam discutindo pelo caminho?”, perguntou Jesus a seus discípulos, provocando uma sensação de vergonha entre eles, que disputavam entre si qual era o maior. Lembrando esta passagem do Evangelho de Marcos, o Papa Francisco disse que “nós também nos sentimos confusos pela distância existente entre o chamado do Senhor e a nossa pobre resposta”.

Diante de seu olhar de misericórdia, não podemos fingir que a nossa divisão não seja um escândalo, um obstáculo ao anúncio do Evangelho da salvação ao mundo. Nossa vista é muitas vezes ofuscada pelo peso da história de nossas divisões, e nossa vontade nem sempre é livre da ambição humana”, refletiu Francisco.

Prosseguindo, o Papa acrescentou que a plena unidade pode parecer um objetivo distante, mas é sempre a meta para a qual temos que orientar todo passo no caminho ecumênico. “Nosso progresso não será simplesmente o resultado de nossas ações humanas, mas um livre dom de Deus”, completou.

A este ponto, Francisco recordou o encontro que tiveram em 17 de março passado, quando analisaram as preocupações comuns sobre os males que afligem a família humana, de modo especial, o comprometimento em lutar para erradicar a escravidão moderna e o tráfico de pessoas em todo o mundo, ‘crimes intoleráveis contra a dignidade humana’.

Neste campo de ação, disse o Pontífice, foram promovidas significativas atividades de cooperação. Muitas iniciativas nascidas em nossas comunidades estão sendo conduzidas com generosidade e coragem em várias partes do mundo”.

Como exemplo, Francisco citou a rede contra o tráfico de mulheres criada em vários institutos femininos. “Vamos perseverar na luta às novas formas de escravidão, contribuir para dar alívio às vítimas e combater este trágico comércio”, exortou, terminando seu discurso.

Depois da tradicional troca de presentes e foto de grupo, os líderes se dirigiram à Capela Urbano VIII, para um momento de oração.

No âmbito de sua visita a Roma, está previsto que o arcebispo de Cantuária visite também o Centro Anglicano da cidade e assista à apresentação de projetos para o acolhimento de refugiados da Comunidade de Santo Egídio.

O primeiro encontro entre o Papa Francisco e o arcebispo de Cantuária foi em 14 de junho de 2013, em uma audiência particular na Biblioteca do Apartamento Apostólico vaticano, após o qual, rezaram juntos na capela 'Redemptoris Mater'.

Welby não pôde participar, com outros líderes religiosos, da Missa de início de pontificado do Papa Francesco, em 19 de março de 2013 porque dois dias depois, ele tomaria posse como 105° arcebispo de Cantuária.
(CM)
Rádio Vaticano 

Comentários