Pular para o conteúdo principal

Papa: primeira viagem europeia será à Albânia

domtotal.com

Objetivo é 'encorajar um país que tem sofrido com as consequências das ideologias do passado'.

Por Philip Pullella
Cidade do Vaticano - O papa Francisco disse neste domingo que a sua primeira viagem para um país europeu será para a Albânia em setembro, uma homenagem aos que sofreram com o comunismo.
Ele fará uma viagem de um dia para Tirana, a capital de um dos países mais pobres da Europa, em 21 de setembro, disse o papa a peregrinos e turistas na Praça de São Pedro.
O porta-voz do Vaticano afirmou que o papa quer fazer a sua primeira viagem europeia para um "país nas margens" com um passado social e religioso de perseguição e pobreza.
O ex-ditador Enver Hoxha declarou a Albânia, por décadas um dos países mais isolados do mundo, o primeiro Estado ateu do planeta em 1967. Muitas mesquitas, igrejas e bibliotecas religiosas foram destruídas, e clérigos foram presos.
O papa disse querer fazer a viagem para "encorajar um país que há muito tem sofrido com as consequências das ideologias do passado".
O comunismo entrou em colapso na Albânia em 1992, e o papa João Paulo II visitou o país no ano seguinte.
O papa Francisco, eleito em março de 2013, fez duas viagens internacionais, uma ao Brasil e outra ao Oriente Médio. Estão previstas uma visita à Coreia do Sul, em agosto, e ao Sri Lanka e às Filipinas, em janeiro.
Reuters

Comentários