Pular para o conteúdo principal

Plagiando o amor dos homens santos - Sobre o livro "Francisco, um sinal para o mundo" .


Prof. Jardel Silveira, Msc*
O estudo e o conhecimento da vida de pessoas santas aumentam nossa fé e nos permitem crescer, na medida em que aumentamos nossa intimidade com tais pessoas. Conhecendo-as melhor, podemos pois imitar seus modos de vida. Neste sentido, Pe. Geovane Saraiva estar sempre a nos chamar atenção, em suas homilias, para homens como Dom Hélder Câmara, Cardeal Aloísio Lorscheider e o Bem Aventurado Charles de Foucauld, além de é claro Nosso Senhor Jesus Cristo e Maria, Mãe de Deus.

Para além de incluir em suas homilias pensamentos  e ações da vida dessas pessoas santas, o Pe. Geovane, o Pastor das Letras, periodicamente nos felicita com artigos e livros sobre a vida dessas pessoas santas, as quais tanto souberam colocar os pobres como centro de suas vidas, o verdadeiro Evangelho de Cristo, e por isso mesmo, são tão admiradas pelo Pe. Geovane, sacerdote humilde, de origem humilde, como bem nos lembra seu lema "Fazer-se tudo e para todos". A pena (caneta) do Pastor das Letras é mais mais um instrumento de evangelização empunhado na sua luta constante, já há mais de 25 anos, pela difusão e crescimento do Amor pelo Cristo no mundo. Transcender as portas da paróquia e buscar novas formas de evangelizar não é uma opção como bem los lembra São Paulo. "Ai de mim se eu não evangelizar".

Ora, buscar evangelizar de todas as maneiras, chegar até aonde os métodos tradicionais não chegam, está também plenamente em acordo com a exortação apostólica Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho) do nosso Papa Francisco publicada em novembro do ano passado. "A primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus, aquela experiência de sermos salvos por Ele que nos impele a amá-Lo cada vez mais. Com efeito, um amor que não sentisse a necessidade de falar da pessoa amada, de a apresentar, de a tornar conhecida, que amor seria?"

Sendo São Francisco possivelmente, depois de Nossa Senhora, o maior ícone da Igreja da Católica, salta aos olhos o fato de que passaram-se quase mil anos desde São Francisco, para que um Papa escolhesse ser assim chamado e principalmente, o carisma de São Francisco, é claro. Isto nos remete diretamente ao título da mais nova obra literária do Pe. Geovane: "Francisco, um sinal para o mundo". Mais uma vez reitero o quão é importante, em nossa caminhada em busca da verdade de Cristo, imitar a vida desses Santos e sábios homens, como é o caso do Papa Francisco. Mas para imitar, é preciso antes conhecer.   Mais uma vez, o Pe. Geovane vem preencher uma lacuna, nos presenteando com sua obra literária entitulada "Francisco, um sinal para o mundo".

Neste livro, as palavras do Pe. Geovane ardem de zelo, revelando uma fé viva e profundo amor por Deus e pelo próximo, em especial para com o nosso Cristo-Vigário na terra, o Papa Francisco. Ora, quem ler este livro, fica com a alma inundada de uma fé viva, iluminada pelas frequentes e oportunas citações do Evangelho de Cristo, o qual (o Evangelho) é a própria palavra de Deus a nos falar, Evangelho, neste livro, muito bem conectado com o mundo de hoje, palavras esta que incrustam em nossa alma e têm potencial imprevisível, como bem lembra o Papa Francisco em sua primeira Exortação Apostólica, Evangelii Gaudium.

Para além de um conteúdo atual e cheio de uma fé viva, o livro contém um texto claro, que foi notadamente revisado ao extremo, para evitar ao máximo quaisquer tipos de erros. Trata-se também de uma obra recheada de ilustrações e fotografias. Por fim, a editoração é de alto nível e a impressão de boa qualidade. Um livro para ler e reler, na medida em que nossa alma se aprofunda no amor de Deus.

Professor Assistente ·
Telefone fixo:  (85) 3366-9608 Ramal 219
Celular da Oi: (85) 8852-5992

e-mails: jardel.silveira@gmail.com , jardel@ufc.br

"Dois amores fundaram duas cidades, a saber: O amor próprio, levado ao desprezo a Deus, a terrena e o amor a Deus, levado ao desprezo de si próprio, a celestial" (Santo Agostinho).

Comentários