Pular para o conteúdo principal

Plebiscito Popular e Reforma Política

REFORMA_POLÍTICA_2
REFORMA-POLÍTICA
A Igreja Católica no Brasil, através da Comissão da CNBB que acompanha a Reforma Política, está empenhada na coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular de Reforma Política Democrática, e para a votação no Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana para a Reforma Política no Brasil.
Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, Bispo Auxiliar de Belo Horizonte e Presidente da Comissão da CNBB que acompanha a Reforma Política, em uma carta dirigida à Plenária dos Movimentos Sociais assim se expressa:
“Os Movimentos Sociais são um eficiente termômetro da participação popular imprescindível à condução do Brasil pelas estradas da justiça e da paz, da vida digna para todos, da partilha dos frutos do desenvolvimento sustentável, da democracia e da liberdade, do respeito à diversidade e aos princípios éticos”.
Mais adiante afirma:
“Estou certo que hoje somos todos desafiados a melhorar o Brasil em todos os aspectos, não obstante os reconhecidos avanços já conquistados. Isto exige um hercúleo esforço para melhorarmos nossa linguagem e formas de comunicação com a sociedade, particularmente com os pobres e com os jovens”.
No final nos convoca a participar desse movimento pela Reforma Política, afirmando que ela é urgente e indispensável, pois é mãe de várias outras reformas esperadas pelo povo.
“Estamos em campanha de conscientização e coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular de Reforma Política Democrática, da Coalizão pela Reforma Política e para o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva para a Reforma Política no Brasil. Sabemos que só alcançaremos as assinaturas necessárias se nos unirmos. Se nos unirmos, podemos melhorar a política e o Brasil. Recebam meu fraterno abraço”.
No dia 9 de agosto, a convite da articulação das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza, tivemos um encontro com o Prof. Pedro Ribeiro de Oliveira, cientista político, que em diversas ocasiões tem prestado assessoria a CNBB e a dioceses no Brasil, exatamente para nos esclarecer sobre estes dois encaminhamentos. Cerca de 150 pessoas, leigos, leigas e padres das diversas Regiões Episcopais estiveram presentes.
  •  Para que fique bem claro:
Projeto de Lei de Iniciativa Popular de Reforma Política Democrática
1 – Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político: de 1 a 7 de setembro. Está em sintonia com O Grito dos Excluídos. As cédulas para a votação devem ser apanhadas na CUT. A lista para assinatura dos que votarem pode ser conseguida no Secretariado de Pastoral. Para votar é necessário um documento comprobatório.
Informações: Secretaria operativa Nacional
  •  Comitê Regional Ceará:
Rua Solon Pinheiro 915, Rua José Bonifácio – Fortaleza(85) 3464 7377Facebook: plebiscitoconstituintece
2 – Projeto de Lei de Iniciativa Popular de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. É necessário que haja a assinatura com o número do título eleitoral de 1% do eleitorado brasileiro para que possa ser encaminhado ao Congresso Nacional. O final do prazo não é uma data, mas a totalização de assinaturas.
As listas com as assinaturas podem ser buscadas no Secretariado de Pastoral da Arquidiocese, nas secretarias das Regiões Episcopais ou impressas a partir do saite: www.reformapoliticademocratica.com.br
Depois de assinadas podem ser encaminhadas ao Secretariado de Pastoral da Arquidiocese para que as envie à CNBB.
Faça o download do formulário para assinar a favor da proposta de lei da Reforma Política. CLIQUE AQUI

Comentários