Pular para o conteúdo principal

Meu livro é Jesus crucificado (Francisco de Assis)


"Todos os irmãos, onde quer que estejam, recordem-se que se doaram e entregaram seus corpos ao Senhor Jesus Cristo. E por seu amor devem expor-se aos inimigos, visíveis e invisíveis; pois, diz o Senhor: Quem perder sua alma por causa de Mim, salva-la-á para a vida eterna. Felizes os que padecem perseguição por causa da justiça por que deles é o Reino dos Céus." (RNB 16, 10-12)

  São Francisco de Assis na Regra Não Bulada convida todos os seus confrades a sempre retomarem o chamado vocacional como experiência de entrega de si mesmos a Deus. Essa entrega se realiza de diversos modos: na fraternidade, na oração, no trabalho, nos estudos, nas comunidades e no mundo.


  Como sinal do compromisso de Francisco com a Palavra de Deus e com a experiência de um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, toma o hábito franciscano em forma de cruz com uma corda na cintura, sinal de compromisso e mudança de vida. Mudar de veste significa mudar a rota, a direção para onde se orientava. O novo caminho a se seguir exprime um ocupar-se na busca de um modo de ser todo de Deus.
  Configurar-se a Jesus Cristo convida todo o ser humano a ter o coração imenso e generoso, no qual todos  são chamados a dar a vida pelo outro. "Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância." (Jo 10, 10) 
  O frade menor ao assumir o hábito franciscano se reveste da veste do Filho de Deus que repleto de amor não consegue guardar para si tamanha graça. Sendo assim, o hábito franciscano consiste numa experiência madura e fecunda do amor misericordioso  e gratuito de Deus que  transborda, de tal modo, não ser mais possível guardar só para si.  


  As vestes franciscanas é um proclamar, convocar e desafiar  o frade menor  para voltar-se a essência de sua Vida: seguir Jesus Cristo, pobre e crucificado. Seguir Jesus Cristo como servos no anúncio do Evangelho da Paz e oferecer a Ele nosso maior culto: a entrega de nossa vida pelo Reino de Deus. 
  Por fim, vestir o hábito franciscano compreende relembrar a que vocação somos chamados e a maturidade que é revestir-se da veste de Cristo. Assumir este modo de ser é, todo dia e a cada momento, lutar para tomar sobre si, com alegria e humildade,  a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.Pois,  "quem perder sua alma por causa de Mim, salva-la-á para a vida eterna". (Lc 9, 24)

Comentários