Pular para o conteúdo principal

Sínodo: Assembleia extraordinária vai ter 253 participantes, incluindo 25 mulheres

Presidentes das Conferências Episcopais, peritos, casais e representantes de outras Igrejas vão reunir-se no Vaticano de 5 a 19 de outubro

Cidade do Vaticano, 09 set 2014 (Ecclesia) - A Santa Sé anunciou hoje que 253 pessoas, incluindo 25 mulheres, vão marcar presença na terceira assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada às questões da família, que vai decorrer no Vaticano entre os dias 5 e 19 de outubro.
A lista inclui 114 presidentes de conferências episcopais, entre eles D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, que participam por direito próprio, para além de 16 peritos, casais de vários países, incluindo o Iraque, e representantes de outras Igrejas cristãs.
Entre os participantes estão os presidentes dos dicastérios da Cúria Romana, bem como cardeais, bispos ou padres selecionados pelo Papa, que aprova ainda a escolha de peritos (‘adiutores secretarii specialis’) e ouvintes (‘auditores’); nestes últimos grupos há 24 leigas e uma religiosa.
O Vaticano já divulgou o documento de trabalho (instrumentum laboris) da assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos, no qual se alertou para o risco de uma “mentalidade reivindicativa” em relação aos sacramentos.
Na preparação para esta assembleia extraordinária, foi enviado às conferências episcopais de todo o mundo um questionário com 38 perguntas para promover uma consulta alargada às comunidades católicas sobre as principais questões ligadas à família e ao casamento.
As respostas foram condensadas no documento de trabalho, que dedica uma atenção particular à questão do acesso à Comunhão pelos divorciados e aos casos de nulidade matrimonial.
“O sofrimento causado pela não receção dos sacramentos está claramente presente nos batizados que estão conscientes da própria situação. Muitos sentem-se frustrados e marginalizados”, pode ler-se.
Por outro lado, no entanto, há muitos que “consideram com menosprezo a própria situação irregular” e não fazem “qualquer pedido de admissão à Comunhão eucarística” ou ao sacramento da Reconciliação.
O próximo Sínodo tem como tema os “desafios pastorais sobre a família” e será seguido por uma assembleia ordinária em 2015; só após a conclusão destes dois momentos serão apresentadas propostas a Francisco, a partir das quais poderá redigir uma exortação apostólica.
O Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa, pode ser definido em termos gerais como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo.
Até hoje houve 13 assembleias gerais ordinárias e duas extraordinárias: a primeira em outubro de 1969, para debater a cooperação entre a Santa Sé e as Conferências Episcopais; a segunda em 1985, pelo 20.º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II.
OC

Comentários