Pular para o conteúdo principal

Movimentos da Igreja Católica vão reunir-se em Roma


LFS/Agência ECCLESIA - Papa Francisco na Praça de São Pedro
LFS/Agência ECCLESIA - Papa Francisco na Praça de São Pedro

Programa ECCLESIA desta segunda-feira destaca trabalho do Graal a favor da valorização das mulheres

Lisboa, 17 nov 2014 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício para os Leigos vai reunir, a partir desta quinta-feira, membros dos vários movimentos da Igreja Católica para três dias de reflexão sobre a exortação apostólica do Papa “A alegria do Evangelho”.
O III Congresso Mundial de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, em Roma, será também uma oportunidade para os participantes se encontrarem com Francisco e darem a conhecer o seu trabalho.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, Helena Valentim explica a missão do movimento Graal, projeto internacional de mulheres cristãs que está em Portugal desde 1957.
De acordo com aquela responsável, o principal objetivo é “aprofundar a condição da mulher no mundo e na Igreja”, através de “novas formas de presença, de participação”.
Ao mesmo tempo, o movimento Graal tem-se afirmado como um polo de “valorização pessoal e educação permanente a mulheres de todas as condições sociais”.
Coimbra, Lisboa, Portalegre, Porto e Santarém são algumas das dioceses portuguesas onde este projeto está implantado, através de centros ou equipas de ação pastoral.
Lídia Martins, da Diocese de Coimbra, destaca o programa Gira – Gerar Iniciativas e Realidades Alternativas, que tem como fundamento “a capacitação de mulheres em situação de desemprego”.
Outra leiga ligada ao Graal, Celeste Lopes, da Diocese de Santarém, realça a presença do movimento no meio da “comunidade cristã”, onde trabalha “a vários níveis”, como por exemplo na “liturgia e pastoral social”.
O 3.º Congresso Mundial de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades vai ser acolhido pelo Colégio Pontifício Internacional Maria Mater Ecclesiae de Roma.
No âmbito desta iniciativa, o Programa ECCLESIA, às 22h45 na Antena 1, vai dedicar a sua emissão esta semana à apresentação de diversos movimentos eclesiais atualmente presentes no meio da sociedade: a Comunidade Emanuel, o Caminho Neocatecumenal, o Renovamento Carismático e a Juventude Operária Católica.
SN/JCP

Comentários