Vida Consagrada: Convento contemplativo de Campo Maior recebe nova religiosa

Aência Ecclesia
  


http://ordemdaimaculadaconceicao.blogspot.pt/
http://ordemdaimaculadaconceicao.blogspot.pt/

«Deus queria ainda algo mais de mim e no meu pensamento já lhe dava tudo», diz Marta Lages

Campo Maior, Portalegre, 10 jan 2015 (Ecclesia) – Marta Lages, natural de Évora, vai tomar  hoje o hábito da Ordem da Imaculada Conceição, em Campo Maior, depois de um percurso de reflexão que a levou a escolher o convento de vida religiosa contemplativa.
“Neste tempo em que procurava e questionava o que quereria Deus, coloquei-me à disposição da Sua vontade e projeto. Eu sabia que alguma coisa ia mudar e foi no silêncio, na oração e procura que numa visita ao Convento de Campo Maior aceitei fazer uma experiência, inicialmente sem compromisso”, referiu à Agência ECCLESIA, a Sor Marta Lages.
A nova religiosa disse que aos 37 anos contar à família a opção pela vida contemplativa foi “um momento forte e difícil”, mas “muito importante para todos”.
“A minha mãe pressentiu e perguntou-me o que estava a acontecer, mas isso não invalidou o choque e o tempo de adaptação à ideia”, explica Marta Lages, que recorda as palavras de “confirmação” do pai: “ Se Deus me pede uma filha quem sou eu para recusar?”.
“A minha irmã fez-me todas as perguntas que eu podia fazer para colocar em causa a decisão, o que também me ajudou muito”, acrescenta.
Em Évora tinha uma vida “muito preenchida”, com um trabalho estável como diretora pedagógica numa creche; a nível eclesial, era chefe regional adjunta nos escuteiros e chefe de clã no seu agrupamento.
“Já tinha casa, autonomia e era feliz. Sentia-me realizada em tudo o que fazia e tinha”, revela Marta Lages que em 2010, numa peregrinação a pé a Santiago de Compostela, “começou” o seu caminho para a vocação à vida religiosa.
“Fui descobrindo que afinal tudo o que tinha, e tinha tudo, não chegava. Deus queria ainda algo mais de mim para além do que eu já fazia e era porque no meu pensamento já lhe dava tudo”, desenvolveu.
Segundo a futura religiosa a vida contemplativa é a “presença viva de Deus na vida” e destaca que a sua entrega para além de pessoal também foi por “todos”: “Os que acreditam; que não acreditam; os que se sentem sós e abandonados e pelos que se lembram pouco ou esquecem de Deus”.
Para os jovens espera que o seu testemunho seja de “confiança e amor a Deus” e que sintam que a vida faz diferença e pode “transformar o mundo”.
“Não vivam acomodados ou conformados com o que têm mas preparados e despertos para a mudança, para a novidade de Deus. Não tenham medo de se afirmar cristãos, sejam exigentes e esforcem-se por ser testemunho do amor de Deus”, desenvolveu.
Para Marta Lages, a celebração deste sábado no Ano da Vida Consagrada, é uma “feliz coincidência” e “uma graça”.
cerimónia da tomada de hábito da Ordem da Imaculada Conceição é este sábado pelas 11h30.
O dia-a-dia das irmãs no convento da Ordem da Imaculada Conceição de Campo Maior é vivido em “silêncio, com trabalho e oração” a partir das 06h00, “acordadas pelo sino”, onde passado meia hora têm o primeiro momento comunitário com o cântico de laudes.
Atualmente, a futura Sor Marta tem “formação no noviciado” e as restantes irmãs dedicam-se ao seu “ofício e trabalho comunitário” – “presépios, paramentos e partículas” – e para além da oração comunitária e individual depois do almoço e jantar têm “uma hora de confraternização”.
O dia em Campo Maior termina após as 22h00 quando partilham o Evangelho e rezam completas, a oração da noite.
A Ordem da Imaculada Conceição, fundada pela Santa portuguesa Beatriz da Silva, canonizada em 1976 e nascida em 1437, tem também uma comunidade na Diocese de Viseu.
CB

Comentários

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira