Pular para o conteúdo principal

Vida Consagrada: Convento contemplativo de Campo Maior recebe nova religiosa

Aência Ecclesia
  


http://ordemdaimaculadaconceicao.blogspot.pt/
http://ordemdaimaculadaconceicao.blogspot.pt/

«Deus queria ainda algo mais de mim e no meu pensamento já lhe dava tudo», diz Marta Lages

Campo Maior, Portalegre, 10 jan 2015 (Ecclesia) – Marta Lages, natural de Évora, vai tomar  hoje o hábito da Ordem da Imaculada Conceição, em Campo Maior, depois de um percurso de reflexão que a levou a escolher o convento de vida religiosa contemplativa.
“Neste tempo em que procurava e questionava o que quereria Deus, coloquei-me à disposição da Sua vontade e projeto. Eu sabia que alguma coisa ia mudar e foi no silêncio, na oração e procura que numa visita ao Convento de Campo Maior aceitei fazer uma experiência, inicialmente sem compromisso”, referiu à Agência ECCLESIA, a Sor Marta Lages.
A nova religiosa disse que aos 37 anos contar à família a opção pela vida contemplativa foi “um momento forte e difícil”, mas “muito importante para todos”.
“A minha mãe pressentiu e perguntou-me o que estava a acontecer, mas isso não invalidou o choque e o tempo de adaptação à ideia”, explica Marta Lages, que recorda as palavras de “confirmação” do pai: “ Se Deus me pede uma filha quem sou eu para recusar?”.
“A minha irmã fez-me todas as perguntas que eu podia fazer para colocar em causa a decisão, o que também me ajudou muito”, acrescenta.
Em Évora tinha uma vida “muito preenchida”, com um trabalho estável como diretora pedagógica numa creche; a nível eclesial, era chefe regional adjunta nos escuteiros e chefe de clã no seu agrupamento.
“Já tinha casa, autonomia e era feliz. Sentia-me realizada em tudo o que fazia e tinha”, revela Marta Lages que em 2010, numa peregrinação a pé a Santiago de Compostela, “começou” o seu caminho para a vocação à vida religiosa.
“Fui descobrindo que afinal tudo o que tinha, e tinha tudo, não chegava. Deus queria ainda algo mais de mim para além do que eu já fazia e era porque no meu pensamento já lhe dava tudo”, desenvolveu.
Segundo a futura religiosa a vida contemplativa é a “presença viva de Deus na vida” e destaca que a sua entrega para além de pessoal também foi por “todos”: “Os que acreditam; que não acreditam; os que se sentem sós e abandonados e pelos que se lembram pouco ou esquecem de Deus”.
Para os jovens espera que o seu testemunho seja de “confiança e amor a Deus” e que sintam que a vida faz diferença e pode “transformar o mundo”.
“Não vivam acomodados ou conformados com o que têm mas preparados e despertos para a mudança, para a novidade de Deus. Não tenham medo de se afirmar cristãos, sejam exigentes e esforcem-se por ser testemunho do amor de Deus”, desenvolveu.
Para Marta Lages, a celebração deste sábado no Ano da Vida Consagrada, é uma “feliz coincidência” e “uma graça”.
cerimónia da tomada de hábito da Ordem da Imaculada Conceição é este sábado pelas 11h30.
O dia-a-dia das irmãs no convento da Ordem da Imaculada Conceição de Campo Maior é vivido em “silêncio, com trabalho e oração” a partir das 06h00, “acordadas pelo sino”, onde passado meia hora têm o primeiro momento comunitário com o cântico de laudes.
Atualmente, a futura Sor Marta tem “formação no noviciado” e as restantes irmãs dedicam-se ao seu “ofício e trabalho comunitário” – “presépios, paramentos e partículas” – e para além da oração comunitária e individual depois do almoço e jantar têm “uma hora de confraternização”.
O dia em Campo Maior termina após as 22h00 quando partilham o Evangelho e rezam completas, a oração da noite.
A Ordem da Imaculada Conceição, fundada pela Santa portuguesa Beatriz da Silva, canonizada em 1976 e nascida em 1437, tem também uma comunidade na Diocese de Viseu.
CB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …