Pular para o conteúdo principal

Brasileiros levarão a cruz na Via Sacra no Coliseu


Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) – Nesta Sexta-feira Santa, 03, o Papa Francisco preside a tradicional Via Sacra no Coliseu, percorrendo as 14 estações a partir do anfiteatro que marca os sofrimentos dos primeiros cristãos, continuando pela frente do Arco de Trajano, até a colina do Palatino.
Às 21h25, o Papa deixa o Vaticano de carro e se dirige ao Coliseu. Este ano, as meditações foram confiadas ao bispo emérito de Novara, Dom Renato Corti. O texto que acompanhará as 14 estações já está publicado no site www.vatican.va.
Os temas serão o recente martírio do ministro cristão paquistanês Shahbaz Bhatti (2011), os dramas familiares do mundo de hoje, a presença feminina na Igreja e a “tristeza no abisso de tantas almas feridas pela solidão, o abandono, a indiferença, as doenças, a morte de um ente querido; o risco de ser ‘cristãos mornos’, dramas coletivos com o tráfico de seres humanos, a condição das crianças-soldado, o trabalho em escravidão, os jovens roubados de si mesmos, feridos em sua intimidade e barbaramente profanados com abusos sexuais; a pena de morte, ainda praticada em muitos países, e toda forma de tortura e opressão violenta de inocentes. 
  Dois brasileiros estão entre as pessoas que carregarão a cruz de Jesus Cristo durante a Via Sacra.
Os irmãos Rafaela e Vitor, adotados no Brasil pelos italianos Francesco e Palma Serra, participarão da cerimônia ao lado dos pais na terceira estação, logo no início da procissão. Além deles, também levarão a cruz duas religiosas iraquianas e pessoas provenientes de Síria, Nigéria, Egito e China, entre outras.   
No ano passado, participaram da cerimônia um operário, imigrantes, internos de um centro de reabilitação, presidiários e sem-teto. 
Na tarde desta Sexta-feira, às 17h de Roma (12h de Brasília), o Papa celebra a Missa da Paixão na Basílica de São Pedro.
A RV transmite ambos os eventos com comentários em português, a partir das 11h55 e 16h05, hora de Brasília, 
(CM)
(from Vatican Radio)

Comentários