Pular para o conteúdo principal

Tríduo Pascal na Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório

Parquelândia - Fortaleza- CE
Dias 2, 3 e  4/04

O ponto culminante na liturgia romana é o Tríduo Pascal. São três dias com o Cristo crucificado, morto e ressuscitado. Portanto, não se trata de um tríduo preparatório para a festa da Páscoa. 
A Paróquia de Santo Afonso celebrará o Tríduo Pascal nos seguintes horários:

Quinta-feira, 19h
Celebração da Ceia do Senhor.
Dia da instituição da Eucaristia. Na Cerimônia do lava pés,a lição do Senhor mais do que de humildade e serviço, foi de amor – “humilhou-se e tomou a forma de servo” (Fil. 2, 7). Nessa celebração Jesus nos diz: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13,34). O mandamento maior, o Novo Mandamento. O que era velho, em Jesus se torna novo.

Sexta-feira, 15h
Celebração da Paixão do Senhor
Dia de jejum e abstinência, com a cerimônia de adoração da Cruz, santa e sagrada. É no lenho da cruz que adoramos aquele que viverá que ressurgirá da morte e nos libertará a todos. É na cruz de Cristo que vamos buscar forças para dia após dia carregar a nossa cruz. Nossas cruzes diárias são parte de nossa humanidade, e que aceitá-las e tentar entendê-las talvez seja um primeiro passo para a vida nova, que todos buscamos. A cruz lembra dor, mas reforça a certeza da vitória.

Sábado, 19h
Vigília Pascal
A mãe de todas as liturgias, a vigília das vigílias, como dizia Santo Agostinho, da luz das luzes, do poder da vida sobre a morte. Afinal, ressuscitado e vivo é o nosso Deus. É por isso que esta noite é tão cheia de significados e de símbolos: Liturgia do fogo e da luz; Liturgia da Palavra; Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. Somos, com Cristo, ressuscitados para uma vida nova;  somos banhados na pia batismal como homens novos, porque “ele vive e podemos crer no amanhã”; somos povo que caminha rumo, não mais a terra prometida, mas rumo ao Reino dos céus; enfim, comungamos aquele que é o Senhor ressuscitado, nossa Páscoa.

Domingo, os horários da Missa de Pascoa são os de sempre: 7h, 8h30 e 18h.

Comentários