Pular para o conteúdo principal

Centenário de Dom Eliseu Simões Mendes, a homenagem da Paróquia Santo Afonso - Fortaleza CE

Nota
Heliomárzio Moreira*

O nome de Dom Eliseu Simões Mendes está ligado ao Estado do Ceará.  De 1950 a 1953 ele foi bispo auxiliar de Fortaleza, de 1953 a 1960, bispo de Mossoró e de 1960 a 1980, o primeiro bispo da diocese de Campo Mourão, no Paraná. O Paraná está em festa e este domingo, às 19h, encerra o ano do centenário do nascimento de Dom Eliseu na Catedral São José de Campo Mourão. Também estará sendo inaugurada uma estátua do primeiro bispo de Campo Mourão, em frente à catedral. Participarão da missa Maria José Mendes Daltro Borges (Zelita), sobrinha de Dom Eliseu, e sua filha Técia Borges, que moram em Feira de Santana, BA. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Francisco Javier Delvalle Paredes. Dom Eliseu nasceu aos 18 de maio de 1915 e faleceu em 02 de março de 2001 em Feira de Santana, na Bahia, sua terra natal.

Estátua de Dom Eliseu S. Mendes
17//05/2015
Já bastante conhecido por trazer à memória do povo cearense os grandes cristãos brasileiros e sua importância para a nossa Igreja, Padre Geovane Saraiva foi seminarista de Dom Eliseu em Campo Mourão, Paraná. Dom Eliseu, de generosidade que lhe era peculiar, carregava consigo uma grande preocupação com a criatura humana, humanizando-a pela formação e qualificação. De elevada cultura, sensibilidade acadêmica e literária foi, na mais elevada expressão, um cultor das letras. Se hoje o Padre Geovane pode contribuir no mundo da cultura e da literatura, pelo hábito de escrever para diversos veículos de comunicação, especialmente nos novos meios de comunicação, partindo para a Evangelização pela Internet, por meio de Blogs e o Site, indo a areópagos no ciberespaço, onde antes não se ouvia falar de Jesus Cristo, a presença de Dom Eliseu em sua vida foi imprescindível, e de importância incomensurável.

Por essa identidade com o serviço pastoral de Dom Eliseu e sua importância à Igreja, a Paróquia de Santo Afonso se irmana à diocese de Campos Mourão neste dia memorável do centenário de tão importante servidor de Cristo. Viva a Dom Eliseu! Viva Nosso Senhor Jesus Cristo!
*Professor de Física e Astronomia, coordenador da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Santo Afonso em Fortaleza, Ceará.
Pe. Geovane fez questão de homenageá-lo, usando neste domingo jubilar de 17/ 05/2015,
o cálice e a estola, presentes do amigo, Dom Eliseu Simões Mendes

Comentários