Pular para o conteúdo principal

Mudança climática preocupa maioria

 domtotal.com

Pesquisa em 80 países é o maior esforço já feito para conhecer a opinião mundial sobre o assunto.

Segundo levantamento, 79% dos entrevistados estão preocupados com efeitos das mudanças climáticas.
A maioria (79%) da população do planeta está "muito preocupada" com os efeitos da mudança climática, mas menos da metade apoia um imposto sobre o carbono para diminuir as emissões - revela uma pesquisa realizada em quase 80 países. Realizada no sábado (6) em 79 países de forma simultânea, essa enquete é o maior esforço, feito até agora, para conhecer a opinião da população mundial sobre este assunto.
Os resultados foram publicados nesse domingo (7) no site da iniciativa chamada "World Wide Views on Climate and Energy" ("Opiniões do mundo inteiro sobre o clima e a energia", em tradução livre).
Na semana que vem, a pesquisa será entregue aos negociadores na reunião prevista para acontecer em Bonn, na Alemanha. O encontro será preparatório para a grande conferência da ONU, realizada no fim do ano em Paris, na qual se espera que os países assinem um acordo mundial para conter o aquecimento global.
As respostas ao questionário mostram que 71% dos 10 mil entrevistados acreditam que o processo negociador da ONU não tem sido suficiente para abordar a mudança climática.
Pelo menos 19% disseram estar "moderadamente preocupados" sobre os efeitos da mudança climática, e menos de 2% não estão preocupados. Uma maioria de 63% considera que o acordo de Paris deverá "fazer tudo o que for preciso" para alcançar o objetivo das Nações Unidas: limitar o aquecimento a 2°C acima da temperatura da era pré-industrial.
Já quando se trata de tomar medidas práticas, as respostas são mais variadas. Somente 16% apoiam a introdução de um imposto sobre o carbono para todos os países, e 42% para todos os países, mas com maiores custos para aqueles que não reduzirem as emissões. Cerca de 30% dos entrevistados se mostraram a favor de um imposto ligado ao nível de desenvolvimento do país.
Apenas um em cada dez é contra qualquer tipo de taxa, considerada como a melhor medida para inverter a atual tendência de emissões.
Do Brasil ao Japão, passando por Senegal e China, os organizadores da pesquisa realizaram 100 debates com pessoas de 79 países. "Espero que os responsáveis encontrem nesta iniciativa um eco das preocupações, esperanças e aspirações dos cidadãos sobre o tipo de planeta que querem para si mesmos e para seus filhos", afirmou no sábado a diretora-executiva da Convenção Marco da ONU sobre Mudança Climática, Christiana Figueres.
AFP

Comentários