Pular para o conteúdo principal

Encíclica: mudança de hábitos na casa comum

 domtotal.com


Por C Ardeal Odilo Pedro Scherer *

E Bem interessante a Compreensão Que o Papa Francisco transmite, na encíclica "Laudato si", Sobre a Natureza EO Meio Ambiente: é uma "casa comum" De toda a Família humana, that DEPENDE zelo e cuidado de fazer todos parágrafo se Manter boa Para abrigar e Sustentar a todos.
A Compreensão that TEMOS da Natureza E fundamentais parágrafo O Nosso Relacionamento com ELA: um tesouro Pronto Para Ser Explorado e apossado? Um depósito de Bens Úteis, Onde É Só ENTRAR e Pegar? Uma especie de "casa da mãe Joana", Onde Cada hum Faz O Que Quer? Ou AINDA, um tabu intocável? O Papa Ensina Que a Natureza E a "casa comum", Que nsa abriga e Nutre, Que todos precisam viver Pará; Dela todos devem Cuidar responsavelmente. Este Modo de ver como Coisas TEM consequencias parágrafo A Nossa Relação com a Natureza.
Na jornal Última parte da encíclica, o Papa Francisco Afirma Que o cuidado da Natureza mundial VAI Além de atitudes indivíduos e Pessoais, Que certamente São Necessárias; mas also se requerem Políticas Globais, assumidas POR Todos Os Países e governos. Parece Óbvio mas, infelizmente, Como E ISSO Difícil Pôr em Prática! MUITAS reunioes e Conferências Já se fizeram, com belas Declarações, mas poucos Resultados efetivos ...
É Verdade Que Uma Formação da Consciência Ampla Sobre os Cuidados da Natureza requer ritmo E MUITO esforço. E Difícil change OS Hábitos Já Adquiridos e cômodos. Mais Difícil AINDA E reformular o jeito de trabalhar Há Ganhar Dinheiro e, se uma agressão a Natureza ESTÁ Gerando Lucros e vida Confortável!
Mas here é Preciso Por Um Mão na Consciência e perguntar: aonde ISSO Levar vai? O Modo Atual de TRATAR a Natureza assegura Um Futuro parágrafo Ela e parágrafo NÓS mesmos? E equivocado Argumentar that o Desenvolvimento dos Países e das Populações Pobres lev necessariamente um Avançar POR Cima da Natureza, danificando-a. Francisco Convida a se mudar Hábitos e Estilos de vida: o consumismo requer sempre Mais Bens e redundância por causa DESPERDICIOS; E predatório e acaba com a Natureza, Que nsa desen Sustentar e nutrir ágora e sem futuro.
Além Disso, Francisco Convida OS Povos e governos uma Uma "Reação global, Mais Responsável" (cf nº 175), PROCURANDO OS Diminuir Efeitos danosos da Economia tecnocrática e de consumo, ajudando, andamento Ao MESMO, a desenvolver OS Países Mais Pobres. E Volta a PROPOR Aquilo that JÁ havia Sido PEDIDO POR SEUS predecessores EM Mais de Uma Ocasião: que Haja hum "governo mundial" da Economia, da Justiça e da Paz e das Questões Ambientais also. De: Não Dá Mais Para Fazer de Conta Que OS Problemas Sócio-Ambientais São Isolados e dependem de decisões APENAS LOCAIS.
O Papa Convida todos a VerificAR se Estamos Vivendo de Maneira Sustentável ambientalmente. De a Acordo com Alguns estudiosos do Problema, se Toda a População do Mundo tivesse o MESMO nivel de consumo e demanda de Bens da Natureza dos Países Mais Ricos, Não bastariam Três planetas Terra parágrafo satisfazer um consumo humano Voracidade fazer ... O Desejo de consumir NÃO Conhece limites, se NÃO para disciplinado A Partir de referenciais éticos conscientemente assimilados, responsaveis do Ponto de vista social, ambiental e.
Por ISSO, na encíclica aparecem OS Conceitos de "Conversão ecológica" e "Conversão do modelo de Desenvolvimento global". E necessary Change ("conversor") Hábitos irresponsáveis ​​na Nossa Relação com o ambiente. Da MESMA forma, E urgente change ("conversor") certos Modos de Orientar a Vida Económica Pessoal, dos Países e Povos. A meta de Lucro semper maior, um Preço QUALQUÉR, E PODE insustentável e Acabar com a Natureza.
Papel Importante TEM um Educação e also a vida mística (cf cap. VI). É Preciso E E Possível Educar para Estilos de vida Outros, Mais respeitosos da Natureza. E como motivações vindas da fé em Deus Criador poderão Ajudar Muito um adequar Nossas Relações com a Natureza, Que É UM precioso dom do amor de Deus parágrafo SUAS Criaturas.
CNBB 23-07-2015.
* Cardeal Odilo Pedro Scherer E arcebispo de São Paulo (SP).

Share / Bookmark

Comentários