Pular para o conteúdo principal

Nascido para as coisas maiores

Padre Geovane Saraiva *

Nascido Pará como Coisas MAIORES, possuidor de Uma Força incansável, com Muita alegria e Esperança no Coração, Totalmente convertido a Uma grande Tarefa de Construir Reino, uma utopia Mais bela e maravilhosa, Dom Helder Não Se acostumou e NÃO Achau o normal e natural de uma miseria , Porque Ela fere o Rosto de Deus e contraria SUA Vontade. Decida com Muita obstinação ea ternura do "Bom Pastor", Levantar firmemente uma voz e Lutar, com o Desejo derrota-la.

Nascido 18 ano apos o Papa Leão XIII lançar uma encíclica "Rerum Novarum", apontando Pará como "Coisas Novas" - Sobre a Situação dos Operários, Falando claramente dos SEUS DIREITOS e das Responsabilidades da Capital e do Trabalho, Defendo O Direito dos Trabalhadores, nenhuma SENTIDO de Sé organizarem Associações EM, nd Tentativa de Conseguir Melhores salarios e condições de Trabalho Mais justo e digno.

Dom Helder, sem ritmo de Formação em Fortaleza, não Seminário da Prainha, passa a viver ESSA Realidade Dramática: "Não capitais PODE haver sem Trabalho NEM Trabalho sem o capital". Certamente E o Início da SUA grande aventura, de Abraçar Aquilo Que o destino LHE prepara: "Coragem um that o conduziu Ao that e Mais Elevado, como Coisas Maiores", Como Expressa Tão Bem o latim: "Ad maiora nati sumus".

Coincidência NÃO OU, ordenado foi sacerdote em 1931, ano da Comemoração dos Quarenta ano da Rerum Novarum, com o Papa Pio XI lançado uma encíclica "Quadragésimo Ano", apontando parágrafo um Reconstrução da Ordem e sociais Ao MESMO ritmo denunciando OS Efeitos da Concentração fazer Poder Econômico Sobre a grande massa de Trabalhadores. E Um grito, e Um clamor em favor dos Operários e Pela justa Distribuição da Riqueza Segundo como exigências do Evangelho, do bem Comum e da Justiça social.

Em 1961, comemorando setenta ano da Rerum Novarum, O Papa João XXIII Lança uma encíclica Mater et Magistre, afirmando Que a Igreja E Mãe e Mestra, indo Ao Encontro de hum cristianismo Que favorecesse o Progresso Social, lamentado Profundamente uma Crescente distância between como Nações Pobres e ricas e uma corrida armamentista also e AINDA, uma grande angústia dos campesinos, Dos Agricultores. Por FIM, uma Convocação do Papa fazer "Coração bom" cristãos Para Que OS retomem uma Tarefa ardua, Que É um de Construir Um Mundo Mais Justo e Solidário, Segundo a Vontade do Criador.

Nenhuma dia 25 de janeiro de 1959, há exatamente 50 anos, "O Bom Papa João", logotipo não Início do Seu pontificado, anuncia A Notícia alegre, that surpreende a Igreja eo Mundo Inteiro, Ao convocar o Concílio Vaticano II, Formando de comissão Preparatória é Sua Realização, Três ano Mais tarde, de 1962 a 1965.

O fim da missa El latim EO sacerdote NÃO Mais de costas, mas sim voltado parágrafo O Povo, o SENTIDO da colegialidade dos Bispos, o ecumenismo, a Liberdade Religiosa e Uma Igreja Mais Simples, Uma Igreja povo de Deus, Comunhão e Participação São Resultados visíveis do Concílio. E evidenciados that aí estava o articulador Presente Sábio e providencial, "Pequeno na estatura", mas grande nsa sonhos, nos ideais, naquilo Que É Mais Elevado: Dom Helder Pessoa Câmara.

He foi, Como ninguem, uma pessoa that Melhor compreendeu Todo o contexto da Igreja, a Partir do final, do Século XIX, com a Carta encíclica de Leão XIII, Exibindo OS Desafios no Mundo e apontando Pará como "Coisas Novas", Chegando Ao Maior evento do Século XX, o Concílio Vaticano II, com a Gaudium et Spes, Falando NAS alegrias e Esperanças NAS, NAS Tristezas e NAS angústias dos Homens de Hoje, Sobretudo, nos that Mais sofrem ...

Sua Ação pastoral, em Meio Às novidades do Século XX, nos lev um Acreditar Que, no Brasil dos dias Atuais, apesar da Pobreza, CRIOU-se na População Uma Consciência dos SEUS DIREITOS, Tornando-a Capaz De Lutar Por Um mundo diferente, Por Um Mundo Melhor, o sonhado POR Deus.

E POR ISSO that Diante do that Acima colocamos a, na feliz coincidencia do Centenário do Artesão da paz e do Cinquentenário da Convocação do Vaticano II, NÃO TEMOS Dúvida em AFIRMAR, that Dom Helder foi: "Ad maiora nati sumus". Dom Helder Nasceu Realmente Pará como Coisas Mais Elevadas e Maiores.
* Escritor, blogueiro, colunista, vice-presidente da Previdência Sacerdotal e Pároco de Santo Afonso, Parquelândia, Fortaleza-CE - geovanesaraiva@gmail.com

Comentários