Pular para o conteúdo principal

Exemplos não edificantes na Cúria Romana

Padre Geovane Saraiva*

 
Igreja E Sinal e instrumento do Reino de Deus à Medida Que ELA se esforça parágrafo viver e praticar O Que Jesus de Nazaré ensinou, de a Acordo o Concílio Vaticano II, ofertando ao Mundo UM Despojado e in vivo Testemunho do amor de Deus ao Mundo, NAS Palavras Daquele Que ardentemente uma desejou Santa e Imaculada, Dando Uma Visão antecipada, Quando Tudo se consumará em Um Novo Céu e Uma nova terra, Onde OS Justos viverão em Deus e com Deus, na Esperança de Que Vivemos fazer anuncio fazer Servo bom e fiel. "Depois Que João Batista foi preso, Jesus foi um parágrafo Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: O ritmo Já se completou EO Reino de Deus ESTÁ Próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho! "(Mc 1, 14-15). A DEVE Igreja Como Hierarquia e povo de Deus se conscientizar sempre Mais da SUA Natureza Missionária, a Partir dos Valores fazer Evangelho, na busca de Vivencia-lo; PODE jamais prescindir da Missão SUA precípua: a de Colocar-se um Serviço da instauração e dilatação do Reino de Deus. Na Oração do Pai-Nosso, ensinada cabelo Filho de Deus AOS Discípulos, NAS sete súplicas, that sempre Fique Diante dos NOSSOS Olhos, mente e Coração de Maior: "Venha a nos o Vosso Reino".

De a Acordo com um franciscana coerência do Cardeal Lorscheider, quão assaz DEVE Ser uma ideia de Passar de Uma Igreja-Instituição, de Uma Igreja Sociedade Perfeita, parágrafo Uma Igreja Comunidade, inserida no Serviço Mundo ea fazer Reino de Deus; Uma Igreja de Poder parágrafo Uma Igreja pobre, despojada, peregrina; Uma Autoridade de Igreja parágrafo Uma Igreja serva, servidora e Toda ministerial; de Uma Igreja piramidal parágrafo Uma Igreja povo; de Uma Igreja pura e sem mancha parágrafo Uma Igreja Santa e pecadora, sempre necessitada de Conversão e de reforma; Uma Igreja de cristandade parágrafo Uma Igreja Comunhão e Missão, Uma Igreja Toda Missionária. MESMO Que a Oração de Jesus, "Venha a nos o Vosso reino", AINDA esteja longe de Entrar na mente e no Coração de muitos cristãos, começando com a Comunidade da Central Igreja Católica, o Vaticano, NÃO PODE jamais deixar de perseguir e sonhar , esperançosos, com O Que nºs E reservado NAS Palavras de Francisco: "Não FIM, encontraremos nsa enfrentar um rosto com um Beleza infinita de Deus (cf. 1 Cor 13, 12) e poderemos ler, com jubilosa Admiração, O Mistério do Universo , o qua terá parte Conosco na plenitude sem fim "(Laudato Si ', 243).

A Reação do Papa Francisco, na Praça de São Pedro, apos a recitação do Ângelus (2015/08/11), Diante da divulgação de Informação confidencial, assegurou that uma reforma vai Prosseguir, com Oração, Confiança e Esperança: "Quero assegurar- Que vos este triste Fato Não Me desvia, certamente, do Trabalho de reforma that Estamos um Levar POR Diante, com Os Meus Colaboradores e com o Apoio de todos vos ". Lamentou e com veemência Disse Que o Roubo dos Documentos, Que Deveria Ser secreto, constitui crime hum, hum ato deplorável that NÃO contribui em nada.

Fartas Notícias do dia 2 de novembro de 2015 oriundas do Vaticano Sobre a Prisão fazer Monsenhor Lucio Anjo Vallejo Balda e de Francesca Chaouqui, respectively Secretário e Membro da COMISSÃO Relativa Ao Estudo e Orientação Sobre a Organização das Estruturas Econômico-Administrativas da Santa Sé (Coşea ), instituída cabelo Papa Francisco em julho de 2013 e posteriormente dissolvida APOS Cumprir o Seu mandato. Claro ficou that Dados revelados nsa Livros "Via Crucis", Gianluigi Nuzzi de, e "Avarizia", ​​de Emiliano Fittipaldi, publicados na Itália, TEM A SUA ORIGEM na Coşea.

O Papa explicou Que foi ELE PROPRIO that pediu Que se fizesse Esse Estudo Sobre a Situação Financeira e patrimonial das Instituições da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano. "Eu e Os Meus Colaboradores conhecíamos Bem cessos Documentos e were Tomadas Medidas that começaram a dar frutos, Alguns dos Quais visíveis". Dai o insistente Pedido de Oração e Apoio do Santo Padre a todos OS católicos cabelo Êxito das Mudanças Que estao a implementadas Ser, implicaram that, Medidas Entre OUTRAS, em Auditorias externas Às Contas do Vaticano e na Criação de Uma Secretaria Pará uma Economia na de Santa Sé, Para Além da Implementação de Medidas de Transparência Financeira nenhum parágrafo Instituto de Obras de RELIGIÃO (IOR, conhecido popularmente Como o Banco do Vaticano).

Ao Contrário dos Exemplos NÃO edificantes La De Dentro da Cúria Romana, Como E maravilhoso when Nos deparamos com bons Sacerdotes, anunciadores de tempos Novos, Tais Como Dom Aloísio Cardeal Lorscheider, doçura em pessoa, alegria constante, sem Esquecer SUAS Posições corajosas e determinadas, Ao MESMO ritmo em that pregava e anunciava o Evangelho com Sabedoria, Carregando sempre sem grande Seu Coração como alegrias, como Esperanças, como Tristezas, como angústias e sofrimentos de OS SUA querida gente (cf. GS, 200); also cabelo Coração dadivoso de Dom Sinésio Bohn, bispo emérito de Santa Cruz do Sul Que, Por ter hum Coração Enorme, chegava um Alguns irritar, principalmente Os Mais agarrados AOS Bens materiais, acrescentando: "Tenho hum grupo de Pobres, AOS Quais dou regularmente Uma Pequena Ajuda ". O Irmão de Dom Luciano Mendes de Almeida, Dr. Cândido Mendes, Contou that, as antes de Morrer, o mano pediu: "Cuidem dos Meus Pobres".

Exemplos Com OS supramencionados e, igualmente, a Força corajosa e Profética do Santo Padre, Ao deixar claro que "um Outros Igreja DEVE SERVIR AOS, e NÃO servir-se dos Outros", e also Ao asseverar: "É Preciso vigiar Atentamente Para Que OS Bens eclesiásticos Sejam administrados com Transparência e Atenção AOS Pobres "(2014/08/03), Deus, infinitamente bom, transforme de tal Modo TODO O Nosso ser, Para Que possamos acumular" Tesouros não CEU Onde a Traça ea ferrugem corroem NÃO e Onde OS Ladrões arrombam NÃO NEM furtam, pois Onde estiver o teu tesouro aí eStara also o teu Coração "(Lc 11, 22-21). Que o milagre da fé e da Esperança de Um Deus Que, Segundo o Papa Francisco ", sonha Comigo, PENSA Em Mim! Eu estou na mente e Coração DELE, Que o Senhor E Capaz de se mudar a minha vida e Comigo Faz Relevantes planos ", na busca sincera fazer" Venha a nos o Vosso reino "não Seu SENTIDO Mais Amplo. ASSIM SEJA!
* Escritor, blogueiro, colunista, vice-presidente da Previdência Sacerdotal e Pároco de Santo Afonso, Parquelândia, Fortaleza-CE -geovanesaraiva@gmail.com

Comentários