Pular para o conteúdo principal

PAPA CRITICA MANIPULAÇÃO E DESTRUIÇÃO DE EMBRIÕES HUMANOS

Agência Ecclesia 28 de Janeiro de 2016, às 12:27
(Lusa)
(Lusa)

Francisco deixa alertas em audiência à Comissão Nacional para a Bioética da Itália

Cidade do Vaticano, 28 jan 2016 (Ecclesia) - O Papa lançou hoje um alerta contra a manipulação ou destruição de embriões humanos na investigação científica e pediu que a vida humana seja respeitada em todas as suas fases.

“Temos o desafio de contrariar a cultura do descarte que tem muitas expressões, entre elas a de tratar embriões humanos como material descartável, bem como as pessoas doentes e idosas que se aproximam da morte”, denunciou, numa audiência à Comissão Nacional para a Bioética da Itália que decorreu no Vaticano.

Francisco pediu um esforço cada vez maior a nível internacional para harmonizar as “regras das atividades biológicas e médicas”, de forma a promover o reconhecimento de “valores e direitos fundamentais”.

Admitindo que existem “complexas questões humanas e éticas” neste campo, o Papa saiu em defesa dos mais fracos, em particular dos que “ainda não pode fazer ouvir a sua voz”.

O discurso realçou a importância de respeitar “a integridade do ser humano” desde a sua conceção até à morte natural, considerando a pessoa “na sua singularidade, sempre como um fim e nunca simplesmente como um meio”.

“Este princípio ético é fundamental também no que diz respeito às aplicações biotecnológicas no campo da medicina, as quais nunca devem ser utilizadas de forma lesiva para a dignidade humana”, advertiu o Papa.

Francisco condenou, por isso, as investigações que são “orientadas unicamente por fins industriais e comerciais”, sem qualquer outra referência do que “a utilidade e o lucro”.

A intervenção concluiu-se com uma referência à degradação do meio ambiente e à necessidade de promover uma reflexão bioética também neste campo, “para a proteção das gerações futuras”.

OC

Comentários