Pular para o conteúdo principal

GRANADA: SEMANA SANTA COM VIA SACRA VIVA

Semana Santa com Via Sacra Viva é preparada na Espanha 3.jpg   
Granada, 16 mar (sirnoticias@hotmail.com) - A localidade de Nívar na Província de Granada, Espanha, se prepara para viver os acontecimentos da Semana Santa de uma maneira especial. No último domingo, 13 de março, V da Quaresma, se realizou uma Via Sacra Viva que foi representada pelos fiéis da paróquia de Atarfe.
O objetivo desta expressão de Fé foi o de acertar de maneira catequética, e como expressão pública, o acontecimento da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo que se recordará durante a Semana Maior.
Como sublinhou o pároco de Atarfe, Padre Eduardo García López, que foi citado em nota de imprensa da Arquidiocese de Granada, que disse que a Via Sacra Viva é "uma manifestação de Fé na qual membros da comunidade paroquial de Atarfe querem com este ato dar testemunho de sua Fé e ajudar aos que nos acompanhem a descobrir como somos amados por Deus nesta história sempre atual do Amor maior, manifestado na entrega até a morte por amor a nós de Jesus na Cruz".
Esta não é a primeira vez que se apresenta a Via Sacra Viva em Granada. No ano passado a cidade espanhola realizou pela primeira vez esta representação dos últimos momentos da vida terrena do Filho de Deus com a participação de uma centena de fiéis de Artafe, que recorreram às ruas granadinas diante do olhar atônito dos cidadãos.
A Via Sacra repetiu sua presença na Catedral de Granada no dia 21 de fevereiro, iniciando sua peregrinação a partir da Porta Santa, para unir-se assim com o acontecimento do Ano Santo da Misericórdia.
Naquela oportunidade Dom Javier Martínez Fernández, Arcebispo de Granada, disse sobre a Via Sacra: "nós acompanhamos este precioso e humilde gesto simbólico (...) para expressar a gratidão de que o triunfador do mal, da injustiça, do pecado, de todos nós, da morte nos acompanha vivo e cheio de amor todos os dias de nossa vida e daqui até a vida eterna".
A Via Sacra se apresentará novamente no próximo dia 20 de março, Domingo de Ramos, desta vez em Atarfe partindo às 18h da igreja paroquial e culminando nas portas do cemitério local.
A iniciativa também nasceu em resposta ao convite que fez o Papa Francisco de sair às periferias aproximando aos crentes e não crentes este momento importante da vida de Jesus.
A Via Sacra vem sendo realizada há anos em vários povoados da região andaluza da Alpujarra, de onde pouco a pouco vem ganhando presença em outras localidades da Andaluzia.
SIR

Comentários