Pular para o conteúdo principal

PAPA FRANCISCO FEZ VISITA SURPRESA A MISSIONÁRIAS DA CARIDADE NO VATICANO E AS CONSOLOU

Por Alvaro de Juana
Papa Francisco visita Missionárias da Caridade no Vaticano em maio 2013. Foto: L'Osservatore Romano

Vaticano, 07 Mar. 16 / 01:00 pm (ACI).- O Papa Francisco fez uma visita surpresa no último sábado, 5, à ‘Casa Dono di Maria’ (Dom de Maria) das Missionárias da Caridade para lhes dar os pêsames e mostrar sua proximidade depois do massacre de quatro integrantes de sua congregação no Iêmen.

A casa “Dono di Maria” está localizada no Vaticano, junto ao edifício da Congregação para a Doutrina da Fé. Tem uma pequena porta no lado de fora, onde centenas de pobres, sem-teto e desamparados recebem alimentos das religiosas a cada dia.

A visita do Papa aconteceu no sábado, depois da hora do Ângelus, aproximadamente às 12:30. Segundo informações concedidas ao Grupo ACI, o Papa entrou pelas portas principais na Sala Paulo VI que estão do lado da residência das religiosas. Ao chegar à casa “Dono di Maria”, o Santo Padre permaneceu com elas entre 10 e 15 minutos.

Segundo fontes do Grupo ACI, o Pontífice teria assegurado sua oração pelas vítimas de Áden, Iêmen.

A Casa “Dono di Maria” foi fundada em 1988 por São João Paulo II e pela Beata Teresa de Calcutá. O centro oferece comida a centenas de pessoas pobres a cada dia, hospeda 25 mulheres e oferece serviços médicos femininos.

Quando a casa foi inaugurada em 21 de maio de 1988, São João Paulo II disse que este lugar “acolherá, conforme for possível, a quantos, nesta cidade de Roma, não têm lugar para passar a noite, e sobretudo estão privados de um mínimo calor familiar e humano que os acolha e sustente na difícil luta pela vida”.

Nos seus 25 anos de fundação, o Papa Francisco realizou uma visita ao local e agradeceu às religiosas por tornar “visível o amor da Igreja pelos pobres”. Francisco disse que a Casa, situada “no limite entre o Vaticano e a Itália, representa um grande apelo a todos nós, à Igreja, à cidade de Roma, para ser cada vez mais família, ‘casa aberta à acolhida, atenção e fraternidade’”.

Na última sexta-feira, 4, quatro religiosas das Missionárias da Caridade, Congregação fundada pela Beata Madre Teresa de Calcutá, foram massacradas junto a outras doze pessoas, por supostos terroristas que invadiram o seu convento em Áden (Iêmen), onde funciona o albergue de idosos.

Comentários