Pular para o conteúdo principal

PORTUGAL: PRESIDENTE «MUITO FELIZ» APÓS CONVIDAR PAPA A VISITAR PORTUGAL

Agência Ecclesia 17 de Março de 2016, às 12:44        
Marcelo Rebelou de Sousa deixou convite formal para viagem em maio de 2017
Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 17 mar 2016 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa mostrou-se hoje “muito feliz” após ter convidado o Papa a visitar o país, em 2017, durante uma audiência privada que decorreu no Vaticano.

“Tive oportunidade de entregar a sua santidade o convite formal do Estado português para a visita em 2017 a Portugal, por ocasião do centenário das aparições de Fátima”, disse aos jornalistas, após o encontro.

O chefe de Estado disse “não estar autorizado” para dizer publicamente qual a resposta do Papa, que “recebe muitos convites”.

“O máximo que posso dizer é que sai muito feliz da audiência. Com isto, penso que respeito exatamente o teor da audiência, nos termos em que ela decorreu”, acrescentou.

A audiência de 30 minutos com o Papa concluiu-se com uma troca de presentes e uma sessão de cumprimentos à delegação da Presidência.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, o Papa manifestou “muito apreço” pelos portugueses, recordando o seu contacto com emigrantes portugueses em Buenos Aires.

"Percebe a vocação universal dos portugueses", referiu, acrescentando que Francisco "obviamente conhece a realidade de Portugal e, dentro dela, a de Fátima, como seria de esperar".

O presidente português encontrou-se depois com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Paul Gallagher.

Rebelo de Sousa realizou uma visita à Basílica de São Pedro, onde fez questão de atravessar a Porta Santa do ano santo extraordinária, rezando depois diante do túmulo de São João Paulo II, antes de uma breve visita à Capela Sistina.

O Papa reafirmou a vontade de visitar o Santuário de Fátima, que celebra o centenário das aparições marianas em 2017, quando se encontrou com os bispos portugueses, em setembro de 2015, no início da visita 'ad Limina'.

Francisco será o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI em (13 de maio de 1967), João Paulo II (12 a 15 de maio de 1982; 10 a 13 de maio de 1991; 12 e 13 de maio de 2000) e Bento XVI (11 a 14 de maio de 2010).

São João Paulo II cumpriu ainda uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de Março de 1983), a caminho da América Central.

O cardeal Parolin, secretário de Estado do Vaticano, confirmou a Rebelo de Sousa, por sua vez, que vai presidir à peregrinação internacional do próximo dia 13 de outubro, no Santuário de Fátima.

OC

Comentários