Pular para o conteúdo principal

OBRIGADO, POETA!

José Olímpio de Sousa Araújo*

Datam da adolescência minhas primeiras incursões na produção poética, quando dividia Walt Disney, Zorro, Tarzan, Flecha Ligeira e outros heróis das revistas em quadrinhos com algumas das obras de Alencar. Às vezes me dava vontade de escrever e punha num caderno arremedos de poemas e de crônicas. Não tinha coragem de mostrar a ninguém, sempre considerei muitos fracos, superficiais, meus escritos. Iniciei um romance autobiográfico, que não consegui levar adiante. Quando cursei Letras, na UFC, o prof. Teoberto Landim (disciplina Composição e Estilo), em todas as aulas deixava-nos um tema ou título para compormos uma narrativa. Achei ótima ideia e fiz todas as redações propostas. Apesar desse incentivo e de minha motivação, escrevi pouco, e tudo trancado a sete chaves. A maior parte da minha vida acadêmica e profissional foi direcionada a outras áreas, especialmente Pedagogia.
Já aposentado por invalidez (os velhos faróis, que sempre ameaçavam bloquear-me), conheci em Limoeiro do Norte, o poeta Marcelino Queirós. Foi num almoço, junto com os meus irmãos, Murilo e Expedito Araújo (e sua esposa, Profª Conceição) e o também professor Marcos Ramos. Num diálogo cordial, aberto e interessante, o prof. Marcelino, em certo momento, olhou-me e disparou à queima roupa: “Você tem perfil acadêmico!” E, depois de dizer outras frases positivas, incentivadoras, como quem sabe de toda a minha trajetória de dificuldades, acanhamento, ostracismo, ajuntou, agora dirigindo-se ao meu irmão e poeta: “Expedito, vamos colocar o Olímpio na Academia Limoeirense de Letras”.

Foi um toque angelical. Tipo aquele que assegurou à Sara, já idosa que seria mãe. Duvidei, como ela: “Eu, professor!?... É tão pobre o que escrevo, que nem ouso mostrar a quem quer que seja... Sou apenas um gramático frustrado... E combinaram e me empossaram como acadêmico honorário.

Mas que impressionante, que grande poder de persuasão, que força mental tem o prof. Marcelino! Integrei-me à ideia. Aceitei de meu irmão Murilo (também, junto comigo, empossado na ALL) a participação no projeto “Desenvolvendo a Habilidade de Escrever” (cuja primeira edição publicamos em abril de 2007). Aceitei o generoso convite do poeta e músico Francismar de Castro para integrar a Academia Municipalista de Letras – AMLECE (empossado em julho de 2007, novamente ao lado do mano M. Murilo de Araújo). Vejo-me buscando os velhos alfarrábios e parece que estou conseguindo organizar alguns escritos que, com a boa vontade dos amigos, podem até ser considerados literários...
Origado, Senhor. Obrigado por ter-me feito cruzar caminho com este teu mensageiro, Marcelino Queiroz!

P.S.:Hoje publico este texto como minha sincera homenagem a este grande homem, muito recentemente chamado pelo Pai (13/4/2016). Rezo por você, poeta.

*Coautor dos livros “Desenvolvendo a habilidade de escrever” e “Ortografia Atualizada” / Secretário da Academia Metropolitana de Fortaleza. 

Comentários