Pular para o conteúdo principal

AÇORES: BISPO DE ANGRA CONVIDOU CRISTÃOS A MANIFESTAR FÉ NA VIDA PÚBLICA

Agência Ecclesia 02 de Maio de 2016, às 12:32  
(Lusa)
(Lusa)
D. João Lavrador presidiu pela primeira vez às festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres

Ponta Delgada, Açores, 02 mai 2016 (Ecclesia) - O bispo de Angra presidiu este domingo à Missa solene das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que decorreram em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e pediu que os católicos manifestem a sua fé na vida pública.

“Jesus Cristo convida-nos à ousadia de construir uma sociedade e uma cultura que para ser digna do ser humano exige a presença de Deus na vida pública”, disse D. João Lavrador, na homilia da Missa que foi celebrada no Campo de São Francisco.

Perante milhares de pessoas reunidas à volta da imagem do Senhor Santo Cristo, o prelado evocou as  “perplexidades” do mundo atual, os “seus erros e desumanidades”.

O bispo da diocese açoriana lamentou que o pensamento contemporâneo esteja “manipulado por interesses pessoais ou de grupo”, que produz “graves atropelos à dignidade humana”.

D. João Lavrador desafiou depois os católicos a promover uma “cultura da vida” e a edificar uma sociedade “assente na verdade, na justiça e no bem”.

“Só em Deus se constrói uma sociedade livre, fraterna e em que a igualdade se transforma em realidade efetiva”, acrescentou, numa intervenção divulgada pelo portal diocesano ‘Igreja Açores’.

No final da homilia, o bispo rezou pelos governantes e autoridades públicas, crianças, jovens, famílias, adultos, idosos e doentes, bem como “todos os que vivem na diáspora”.

Já na tarde de domingo, teve lugar a procissão pelas principais artérias de Ponta Delgada, num percurso que passa em todas as igrejas e conventos da cidade.

As ruas da cidade são revestidas de tapetes de flores naturais e as varandas cobertas com colchas.

A imagem do Senhor Santo Cristo venerada no Arquipélago dos Açores, do século XVI, é uma representação em madeira da Paixão de Cristo e está aberta ao culto no Convento de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada.

O culto a esta recriação do ‘Ecce Homo’ – ‘Eis o homem’, expressão atribuída a Pôncio Pilatos durante o julgamento de Jesus no Sinédrio – intensificou-se no século XVIII através da obra da irmã clarissa Teresa da Anunciada.

OC

Comentários